Emoção marca visita ilustre de ex-aluna que hoje é secretária de Estado na EE Maria de Lurdes Toledo Areias

  • Publicado em 22 fev 2024 • por Thais Davis Ramos •

  • Viviane Luiza participou da acolhida aos estudantes, realizada na quarta-feira (21)

    Foi com muita alegria que a diretora da Escola Estadual Maria de Lurdes Toledo Areias, Adriana Bellei, recebeu a ligação da secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, ex-aluna da unidade, pedindo para acompanhar a volta às aulas, que aconteceu na última quarta-feira (21).

    “Quando eu atendi o telefone e do outro lado ouvi a secretária se identificando e pedindo para vir participar da nossa volta às aulas, fiquei extremamente feliz. Temos na Viviane uma referência, um exemplo de que é possível chegar ao topo mesmo tendo estudado na periferia”, disse Adriana.

    A chegada de Viviane à sua antiga escola foi marcada de emoção e, em conversa com a diretora, a secretária descobriu que o professor que atuava como gestor escolar na época em que foi aluna da EE Maria de Lurdes Toledo ainda trabalha na unidade escolar. O abraço dos dois foi emocionante e fez Viviane relembrar de diversos acontecimentos do tempo em que frequentava a escola.

    Aliás, memórias afetivas não faltaram nesse dia; Viviane pôde visitar sua primeira sala de aula e, então, não conseguiu segurar a emoção. “Passa um filme na minha cabeça, essa foi minha sala de aula”, contou Viviane.

    Viviane Luiza conversou com os alunos e falou sobre cidadania persistência

    A secretária de Cidadania fez questão de conversar com os estudantes e frisou que o fracasso faz parte da vida das pessoas, entretanto, afirmou que o importante mesmo é não desistir diante dos ‘nãos’ que a vida nos dá.

    “Vocês sabiam que a escritora dos livros Harry Potter teve seu primeiro livro negado 12 vezes e que o jogador de basquete Michael Jordan foi cortado da equipe da escola onde estudava? Mesmo com alguns percalços eles não deixaram se abater e continuaram seguindo seu objetivo e se tornaram pessoas de sucesso”, contou Viviane.

    A diretora Adriana Bellei recepcionou a secretária de Cidadania, Viviane Luiza

    A diretora apresentou Viviane Luiza como uma referência para os alunos e quando a secretária contou que estudou na escola e morou por 25 anos no Conjunto Residencial Recanto dos Rouxinóis, os estudantes ficaram com os olhos brilhando. A secretária da SEC falou o nome da rua em que residiu e perguntou se alguém morava lá, no que uma das estudantes levantou a mão e claramente se sentiu representada.

    Os alunos conversavam entre si e apontavam Viviane uniformizada e comentavam, “nossa, que legal, ela veio até de uniforme! ”, e também foi possível ouvir exclamações como, “uau, uma secretária de Estado foi aluna aqui”.

    Adriana e Viviane falaram com os estudantes sobre as dificuldades de ser aluno de periferia, mas mostraram que com dedicação, estudo e determinação é possível chegar a postos tão altos como o da secretária.

    Adriana usa Viviane como exemplo de aluna da rede pública da periferia que alcançou o sucesso

    “Eu fui alfabetizada aqui, então a educação é a base, é o alicerce. Quando eu volto à essa escola e vejo tantos estudantes com os olhos brilhando, olhos de um novo futuro, de uma nova esperança nascendo por ser início de Ano Letivo, trazer a

    Os alunos se reuniram na quadra da escola para conhecer os professores e também ouvir a secretária

    esperança e trazer essa palavra de que é possível se nós não desistirmos, foi o que me motivou a estar aqui”, finalizou Viviane.

    Ao se despedir da diretora, Viviane Luiza que é historiadora e antropóloga se colocou à disposição da escola para ministrar palestras, oficinas e cursos que a unidade precisar, com isso ganha a escola e os alunos que poderão conhecer mais de perto uma ex-aluna que hoje ocupa um alto cargo no Governo do Estado.

    Jackeline Oliveira, SED

    Fotos: Ricardo Agra, SED

    Categorias :

    Campo Grande, Volta às aulas

    Veja Também