A feira é uma ideia que estimula o protagonismo, criatividade e trabalho em equipe, formando jovens preparados para transformar conhecimento em ação e ideias em realizações
“Assim como a pipoca estoura e se multiplica, as ideias no empreendedorismo também crescem e se transformam em oportunidades”, este foi o slogan da III JEEM (Feira do Empreendedorismo) da Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima, realizada, na sexta feira (03), nas imediações da unidade escolar, em Maracaju, que teve como temática “O aluno como empreendedor no setor alimentício”.
A III JEEM – Jovem Empreendedor da Escola Manoel é uma ideia que estimula o protagonismo, criatividade e trabalho em equipe, formando jovens preparados para transformar conhecimento em ação e ideias em realizações.
Os objetivos, de acordo com a professora idealizadora Rosane Souza Cristofoli, são de oportunizar um espaço para desenvolver atitudes científicas visando o respeito à vida e criando estratégias para o desenvolvimento do jovem empreendedor, além de integrar a comunidade discente e docente da escola, juntamente com os familiares e alunos de outras escolas e comunidade em geral.
A feira tem como escopo incentivar a cooperação e o respeito por meio do trabalho em equipe; Compartilhar experiências de forma interativa entre alunos e visitantes; Proporcionar a construção do conhecimento por meio da investigação; Ressaltar a importância, a manutenção e o uso racional do sistema em que vivemos, bem como a busca por uma vida saudável; Desenvolver competências e habilidades relacionadas ao empreendedorismo; Proporcionar espaços para que os conhecimentos da Química, Física, Biologia, Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Inglês e Matemática sejam aplicados, desenvolvidos e aprimorados; Incentivar a criatividade e a busca de estratégias na resolução de problemas; Propiciar um espaço que aproxime o aluno do mercado de trabalho.
A estudante do 2º ano do Ensino Médio Gabriela Morinigo, da barraca Estação Gourmet, falou da importância da feira, “o aprendizado fora da sala, na prática, está mostrando muito de nós a empreender, trabalhar em equipe, lidar com dinheiro, atendimento, enfim, estamos saindo do ensino médio e entrando na universidade e a feira está despertando o espírito empreendedor”.
Já o estudante João Victor Sanches Martins, da barraca Chalé do Fondue, menciona a experiência adquirida na feira “aprendemos na sala de aula sobre o empreendedorismo e na prática temos contato com os clientes, lidar com valores, trabalho em equipe, um desafio que daqui a pouco teremos que enfrentar, está sendo um aprendizado, além de podermos ajudar as crianças do CIEI é muito gratificante”. finaliza.
Filantropia
A disseminação da cultura empreendedora na sociedade e, principalmente, no meio educacional, está despertando o espírito empreendedor, através do estímulo ao protagonismo dos estudantes, que engloba a cooperação, a sustentabilidade, a busca por uma melhor qualidade de vida, cidadania e ética.
“É função da Escola fazer com que o aluno pense em sua vida produtiva e programe ações para o futuro profissional com saúde. Ciente dessas mudanças e desses desafios vem, por meio desse projeto, oportunizar a seus educandos, a oportunidade de desenvolver atividades empreendedoras que auxiliem os mesmos em suas escolhas e sua carreira profissional”, enfatiza diretora adjunta Paula Fernanda de Matos Francisco.
Para diretora Erenil Martins Cardoso, o projeto, que está na sua terceira edição, tem espírito empreendedor e filantrópico, “15 turmas participaram com seus professores coordenadores que auxiliaram na criação da empresa, o produto teve um valor para iniciar, que ficou já reservado para o projeto, a barraca campeã com melhor empreendimento (produto, atendimento, decoração e organização) será premiada com um passeio ao Bioparque Pantanal em Campo Grande. Os valores arrecadados são revertidos para uma ação social e esse ano beneficiará o Centro Integrado de Educação Intantil Waltrudes Ferreira Muzzi, onde 115 crianças serão presenteadas com brinquedos”.
Adersino Junior, SED
Fotos: Adersino Junior.