Certificação é emitida aos candidatos que atingiram no mínimo 100 pontos em cada prova objetiva e 5 pontos ou mais na redação. O documento será emitido em 104 escolas da REE.
Os candidatos que fizeram o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e selecionaram a SED (Secretaria de Estado de Educação) como instituição certificadora, já podem solicitar o certificado ou declaração parcial de proficiência.
Destinada para jovens e adultos que não concluíram as etapas escolares na idade apropriada e desejam conseguir uma certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, a última edição do Encceja foi realizada no dia 27 de agosto de 2023.
Para obter o certificado, o participante deve ter atingido no mínimo 100 pontos em cada uma das avaliações – sendo quatro as provas objetivas que avaliam áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares dos Ensinos Fundamental e Médio – e, na redação, tirar nota igual ou acima de 5.
Instituições certificadoras
Neste ano, 104 escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) estão autorizadas a emitir o certificado e a declaração parcial de proficiência do Encceja. A listagem foi publicada no DOE (Diário Oficial Eletrônico) n. 11.386 de 17 de janeiro de 2024 e pode ser conferida neste link.
Para requerer a certificação, o participante deve comparecer em uma das escolas mencionadas na lista, portando RG, CPF e comprovante de endereço. Após a solicitação do candidato, a instituição tem o prazo de até 30 dias para emitir o certificado.
Thaís Davis, SED
Foto: Arquivo, SED