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Equipe visita escola da REE que deverá se tornar mais um polo da UEMS na Capital

  • 12 jul 2021
  • Categorias:UEMS
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A Escola Estadual Waldemir Barros da Silva contou com uma visita especial na manhã desta segunda-feira (12.07). A unidade escolar, localizada no centro da Vila Moreninhas I (próximo à saída para São Paulo), em Campo Grande, reuniu representantes locais, parlamentares, membros do executivo e a reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para falar sobre uma nova sede da UEMS na Capital, que poderá garantir a oferta do Ensino Superior para a região, uma das mais populosas da cidade.

Secretária Cecilia durante fala de abertura.

“Os estudantes daqui não terão mais que se deslocar para tão longe a fim de terminar os estudos. É uma região que já conta com a oferta da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Médio Integral, Profissional e o que estava faltando para a região era uma universidade. Quero agradecer muito ao reitor da UEMS, prof. Laércio, e também ao governador Reinaldo, por essa possibilidade nessa região da cidade”, disse a secretária de Estado de Educação de MS, Cecilia Motta.

Na mesma linha, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, também destacou os benefícios que a nova sede da UEMS trará para a região. “É um poder de transformação. Parece um gesto pequeno mas traduz a força do ensino na trajetória pessoal. Em pouco tempo, o Governo do Estado entregou a sede da UEMS, priorizando a qualidade e de forma totalmente estruturada em Campo Grande e agora estamos aqui no Moreninhas para inaugurar esta nova estrutura e aproximar o acesso ao ensino superior aos moradores deste bairro”.

Superintendente Hélio Daher, secretária Cecilia Motta, secretário adjunto Edio Castro e reitor da UEMS, prof. Laércio.

Para ele, a ida da UEMS representa a descentralização da educação de qualidade é que este o caminho transformador para a sociedade. “Este é o pilar do desenvolvimento. Trazer uma sede da UEMS para as Moreninhas é mostrar aos jovens desta comunidade que é possível sonhar e realizar através do ensino superior, conseguir uma profissão e crescer. O crescimento individual é o crescimento do Estado”, concluiu Riedel.

Para o reitor da UEMS, prof. Laércio Alves de Carvalho, é gratificante a iniciativa. “Estamos falando com o coração. É muito importante o apoio do Governo do Estado a este projeto. Vamos lutar para o quanto antes realizar este sonho”, ressaltou.

A ida da UEMS à escola estadual foi comemorada pela secretária, Cecilia Motta: “Fiquei feliz de saber que a UEMS vai ofertar cursos com rotatividade aqui na região das moreninhas. Chega um momento que o mercado exige isso. A gente sabe que só se alcança um objetivo tão grande como esse, quando conseguimos dividir compromissos, responsabilidades, e aí sim a gente consegue ter um avanço, uma melhoria na qualidade de vida”, ressaltou.

Visita técnica contou com as presenças de representantes locais, vereadores, deputados e diretores escolares, além dos secretários Eduardo Riedel (Seinfra) e Cecilia Motta (SED).

Estiveram presentes na vista técnica, os deputados federais, Beto Pereira e Dagoberto Nogueira, a pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação, Luciana Ferreira e os vereadores Juari Lopes, Zé da Farmácia e Marcos Tabosa. A iniciativa atende ao pedido de acadêmicos das Moreninhas que reclamam das dificuldades em frequentar as aulas no campus da UEMS (saída para Rochedo) devido à distância.

EE Waldemir Barros da Silva foi uma das primeiras unidades a fazer parte do programa Escola da Autoria.

A escola indicada pela SED foi a EE Waldemir Barros da Silva, uma das primeiras unidades da Rede Estadual de Ensino (REE) a fazer parte do programa Escola da Autoria, que trabalha com a oferta do Ensino em Tempo Integral, ainda em 2016. Neste ano de 2021, a escola – reformada por completo em 2018 – é responsável por atender mais de 330 estudantes matriculados no Ensino Médio Integral, Cursos de Qualificação e Cursos Integrados ao Médio.

De acordo com a UEMS a iniciativa não implica na contratação de novos professores e será realizado um estudo com a comunidade escolar para conhecer a demanda e avaliar quais cursos podem ser oferecidos no local (por módulos).

Texto: Ana Brito (Seinfra) e Vinícius Espíndola (SED).

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