Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) reuniu profissionais e estudantes das escolas de ensino médio em tempo integral para a formação “Escola da Autoria Café”, realizada na Unigran, em Campo Grande, nos dias 20 e 21 deste mês, a fim de promover momentos de reflexão sobre as práticas cotidianas importantes para o crescimento e melhoria das escolas estaduais. A abertura do encontro contou com a presença do secretário-adjunto de Estado de Educação, Josimário Teotônio Derbli da Silva.
O objetivo do “Café” é fazer uma avaliação do processo de implantação da Escola da Autoria, por meio da análise dos desafios e proposições de soluções possíveis, que possam ser aplicadas nas escolas, com o apoio do Núcleo de Ensino Médio em Tempo Integral, Coordenadorias Regionais de Educação e parceiros. Com este evento, a SED propõe interação, discussões em grupos e incentivo à inteligência coletiva. “Acredito muito na escola de tempo integral, no educar pela pesquisa e no protagonismo juvenil”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, no segundo dia do encontro.
O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro da SED no processo de implementação das escolas de ensino médio em tempo integral, por meio do modelo “Escola da Escolha”, foi responsável pela condução e mediação do evento, que tem como proposta o “world café”, metodologia que permite a oferta e o compartilhamento de um café com os participantes, ao mesmo tempo que promove um processo participativo de diálogo reflexivo e intencional.
Durante o encontro, estudantes das Escolas da Autoria compartilharam experiências exitosas no desenvolvimento do protagonismo juvenil no cotidiano escolar, bem como os desafios enfrentados nessa nova metodologia. “Realmente foi muito bom conversar com outros jovens líderes e saber onde estamos acertando e onde estamos errando, deu um fôlego novo para não perdermos o foco e continuarmos sendo autores de nossa vida, de nossa própria história”, explicou Alice Vitória Camargo e Oliveira, do 3º ano da Escola Estadual Professor Severino de Queiroz, de Campo Grande. “Foi muito bom, queremos fazer uma ou duas vezes por ano esse intercâmbio”, completou a estudante.
Escola da Autoria
Mais do que ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola, A Escola da Autoria promove a formação para a vida, buscando ampliar as referências do estudante com relação aos valores e princípios que ele constitui ao longo de sua vida nos diversos meios com os quais interage; desenvolve um conjunto pleno de competências cognitivas, bem como um conjunto de outras competências essenciais nos domínios da emoção e da natureza social; e contribui para a redução do índice de abandono e aumenta a aprovação dos estudantes no ensino médio da Rede Estadual de Ensino.
A proposta da Escola da Autoria trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas.
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul conta atualmente com 12 Escolas da Autoria de ensino médio em tempo integral:
Campo Grande
EE Amélio de Carvalho Baís
EE Professor Emygdio Campos Widal
EE José Barbosa Rodrigues
EE Lúcia Martins Coelho
EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha
EE Severino de Queiroz
EE Maria Constança Barros Machado
EE Waldemir Barros da Silva
Corumbá
EE Julia Gonçalves Passarinho
Dourados
EE Rita Angelina Barbosa Silveira
Maracaju
EE Padre Constantino do Monte
Naviraí
EE Presidente Médici