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Escola de Corumbá cria projeto “Memórias Silenciadas: Os Esquecidos da Guerra do Paraguai”

  • 05 dez 2024
  • Categorias:Corumbá, destaque
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A proposta conta a histórias de personagens esquecidos nas narrativas históricas

A EE João Leite de Barros, localizada em Corumbá, na extensão do assentamento Paiolzinho, criou um projeto inovador de História que vem ganhando destaque, intitulado “Memórias Silenciadas: Os Esquecidos da Guerra do Paraguai”, o projeto foi desenvolvido sob a orientação da professora Mariangela Alves de Arruda, envolvendo alunos do 2º e 3º ano. A primeira etapa ocorreu em agosto de 2024, onde os estudantes foram introduzidos à metodologia científica, preparando-se para uma pesquisa aprofundada sobre a Guerra do Paraguai.

A proposta do projeto vai além da simples recontagem dos eventos bélicos, ela busca resgatar as histórias esquecidas de grupos marginalizados, como negros, indígenas, mulheres e crianças, que desempenharam papéis significativos durante o conflito, mas cujas contribuições foram muitas vezes ignoradas pela historiografia tradicional.

Os alunos se dividiram em grupos conforme suas habilidades, alguns focaram na pesquisa enquanto outros se dedicaram a explicar os achados. Utilizando imagens, documentários e documentos históricos, eles realizaram pesquisas qualitativas que enriqueceram a compreensão sobre o tema. Um destaque especial foi a aluna Edilene Souza, que demonstrou um grande interesse em representar os personagens da Guerra do Paraguai em argila, criando uma aula prática que reverenciava os “heróis esquecidos”.

O objetivo central deste projeto é promover uma conexão mais profunda dos alunos com sua própria história e gerar um sentimento de pertencimento. Além de ampliar o conhecimento sobre o passado, o trabalho incentiva uma nova perspectiva de respeito e reconhecimento para com aqueles que foram esquecidos nas narrativas históricas.

As etapas do projeto não apenas reforçaram a importância da pesquisa e do conhecimento histórico, mas também permitiram que os alunos desenvolvessem uma autonomia na construção do saber. Ao final do processo, espera-se que cada estudante tenha não só aprendido sobre a Guerra do Paraguai, mas também compreendido a importância de dar voz aos silenciados da história.

Com isso, “Memórias Silenciadas” não é apenas um projeto educacional; é um passo significativo para resgatar e valorizar as memórias que precisam ser contadas e respeitadas.

Texto: Jackeline Oliveira

Fotos: Arquivo escolar









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