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Escola de Dourados Conquista 7 medalhas de prata na Olimpíada do Oceano com projetos sustentáveis

  • 26 nov 2024
  • Categorias:destaque, Dourados
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Iniciativa interdisciplinar em Arte promove educação ambiental e conscientização sobre os oceanos

A Olimpíada do Oceano, promovida pelo projeto Maré de Ciência com o apoio do projeto Cultura Oceânica de Dourados, que é uma iniciativa que busca aproximar crianças e jovens do universo marítimo. Em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o projeto visa transformar as escolas em “Escolas Azuis”, incentivando a preservação dos oceanos e a conscientização ambiental.

Em 2024, a Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira se destacou ao conquistar sete medalhas de prata nessa competição. O reconhecimento foi fruto do trabalho interdisciplinar e criativo desenvolvido nas aulas de Arte, liderado pela professora Tatiane Mulato. Os estudantes produziram maquetes que representavam ecossistemas marinhos utilizando materiais reciclados, integrando a criatividade ao aprendizado ambiental e interdisciplinar.

Objetivos

  • Ressaltar a importância da Olimpíada do Oceano como um instrumento de conscientização ambiental e valorização da interdisciplinaridade no ambiente escolar.
  • Apresentar o processo de desenvolvimento das maquetes com materiais reciclados.
  • Evidenciar a relação entre a conquista das medalhas e o trabalho pedagógico interdisciplinar.
  • Destacar a relevância do projeto Cultura Oceânica na transformação da escola em um espaço de aprendizagem ambiental.

Resultados

O destaque da escola na Olimpíada do Oceano foi resultado de um esforço coletivo entre alunos e a Professora Tatiane, aliado ao apoio de iniciativas como o projeto Cultura Oceânica de Dourados. A produção de maquetes com materiais reciclados permitiu explorar de forma prática e criativa temas relacionados aos oceanos, fortalecendo a compreensão de conceitos ambientais e artísticos.

  • Concepção das Maquetes: Os estudantes recriaram cenários marinhos como recifes de corais, manguezais e praias, utilizando papelão, e outros materiais recicláveis. Esse processo reforça a importância do reaproveitamento de resíduos e da preservação dos ecossistemas oceânicos.
  • Parcerias Relevantes: A colaboração com o projeto Cultura Oceânica, em parceria com a UEMS e UFGD, foi essencial para a ampliação do conhecimento dos alunos sobre a importância dos oceanos.
  • Escolas Azuis: A busca por transformar a escola em uma “Escola Azul” envolveu os alunos especialmente sobre as questões ambientais e marítimas, promovendo um senso de pertencimento global e responsabilidade ambiental.
  • Impacto na Comunidade Escolar: Além do reconhecimento nas medalhas, o projeto despertou um interesse coletivo na preservação ambiental.

A conquista de sete medalhas de prata na Olimpíada do Oceano reafirma o papel transformador da educação quando aliada à criatividade e ao compromisso ambiental. O trabalho liderado pela professora Tatiane Mulato, em colaboração com os projetos Maré de Ciência e Cultura Oceânica de Dourados, demonstrou como atividades artísticas e interdisciplinares podem promover uma aprendizagem significativa e envolver os alunos em questões globais.

Essa experiência não apenas trouxe conhecimento aos estudantes da temática oceânica, mas também consolidou o papel da escola como um espaço de transformação social e ambiental. Ao se tornar uma “Escola Azul”, a instituição reafirma seu compromisso em formar cidadãos conscientes e engajados na preservação dos oceanos, garantindo que o aprendizado vá além dos muros escolares e alcance a comunidade em geral.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar



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