Evento destacou protagonismo estudantil, consciência ambiental e ações inovadoras para a transformação social
Com uma programação repleta de arte, reflexão e inovação, a Escola Estadual Dom Bosco, localizada em Corumbá, realizou, no dia 21 de agosto de 2025, a culminância do Projeto Interdisciplinar das modalidades AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O tema escolhido, Ecologia Integral – A Educação como Caminho para a Transformação Social, guiou as atividades e reforçou o compromisso da comunidade escolar com a sustentabilidade e a cidadania.
Durante o semestre, os estudantes protagonizaram ações educativas e criativas voltadas para a reflexão crítica, a consciência ambiental e a transformação social. As atividades envolveram rodas de conversa, pesquisas, produções artísticas, ensaios teatrais e até a elaboração de um manual coletivo de gestão sustentável.
Um dos destaques foi a apresentação teatral “A Missão de Alice”, escrita pela professora Maria do Rosário e editada por Flávia Márcia, com atuação dos alunos da AJA I e AJA II. A peça transmitiu uma mensagem de conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de transformar atitudes no presente para garantir um futuro sustentável.
Outra iniciativa significativa foi a produção de lembranças feitas a partir da casca da semente da árvore Jacarandá, espécie nativa do Pantanal. A ação simbolizou o compromisso da escola com o uso consciente dos recursos naturais e a valorização da biodiversidade local.
Para encerrar, os estudantes participaram de uma corrida de orientação em formato de caça ao tesouro, que desafiou as turmas do período noturno a trabalhar em equipe, percorrer rotas e registrar pontos estratégicos em menor tempo. A atividade aliou colaboração, raciocínio rápido e reflexão sobre soluções para um mundo mais sustentável.
O projeto também resultou na criação do Manual de Gestão Ética e Sustentável para Gestores Escolares, produzido coletivamente com a orientação dos professores Gabriela, Gerson, Juliano e Paulo, unindo responsabilidade socioambiental e práticas administrativas sustentáveis.
Mais do que o encerramento de um projeto, a culminância foi a celebração do protagonismo estudantil, do fortalecimento da consciência crítica e do compromisso da Escola Estadual Dom Bosco com uma educação inclusiva, humanizadora e transformadora.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar