Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Escola Estadual João Carlos Flores tem quatro projetos pré-selecionados ao Prêmio Educador Transformador

  • 04 abr 2023
  • Categorias:Campo Grande, Projeto
  • Compartilhar:

A Escola Estadual João Carlos Flores, localizada em Campo Grande, teve quatro projetos pré-selecionados ao Prêmio Educador Transformador, que celebra projetos inovadores, os quais mobilizaram os alunos em situações do dia a dia, descobrindo problemas, transformando ideias e desenvolvendo respostas para problemas reais da vida.

Voltados à Educação Ambiental e às Diretrizes de Sustentabilidade, para Claudecy José da Cruz, diretor da EE João Carlos Flores, “projetos que expandem os conhecimentos dos estudantes são importantes pois propiciam uma visão mais ampla em relação ao consumismo, à sustentabilidade e à possibilidade de intervenção positiva na comunidade em que moram”, disse.

Sob tutoria do professor mestrando Nelson Alves Ribeiro, as ações tiveram início em 2020, mas devido a pandemia, foram continuadas por alunos dos Ensinos Fundamental e Médio nos anos de 2021 e 2022.

“Entrei no Prêmio Educador Transformador para demonstrar o trabalho que é feito na Escola, e é muito gratificante ver que de cinco trabalhos, quatro foram pré-selecionados, o que mostra que estamos no caminho certo e que temos que inovar, buscar atrair nossos estudantes, envolver a comunidade e ter parcerias; eu e os alunos ficamos muito felizes”, disse Nelson Alves Ribeiro, professor da EE João Carlos Flores.

Confira os projetos pré-selecionados:

‘O bairro onde eu moro’ abordou a importância de conhecer o lugar onde vivemos.

 

O bairro onde moro: Os alunos desenvolveram ações práticas em equipe, explorando a multiplicidade das formas de compreender e aprender a elaborar perguntas, realizar entrevistas, identificar mapas, traçar percursos e trajetos, informações que foram transformadas em flyers distribuídos à comunidade.

Mais de 500 lâmpadas foram recolhidas e descartadas corretamente pelos estudantes da EE João Carlos Flores.

 

Projeto lâmpadas: Com o objetivo de aprender como se dá o correto manuseio e descarte de lâmpadas e criar um ponto de coleta com datas previamente agendadas, os alunos participantes elaboraram folders e os distribuíram à comunidade, assistiram a vídeos e apresentações dos representantes da Reciclus – empresa que tem pontos de coletas deste material e foi parceira da ação –, os quais também promoveram uma semana de palestras e atividades aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Mais de 500 lâmpadas foram recolhidas.

Roupas e calçados foram arrecadados foram foram vendidos em bazar que mobilizou a comunidade.

 

Consumo Solidário e Empreendedorismo: A fim de aplicar as políticas dos 4R’s, sendo: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reparar, durante a reunião Família e Escola foi realizado um bazar com a comercialização de produtos vendidos por valores simbólicos. Para tanto, roupas e calçados foram arrecadados pelos estudantes, que durante as aulas de Empreendedorismo Social, também atuaram na seleção de peças que seriam ofertadas, fazendo os reparos, precificando os itens e divulgando a ação. Os valores arrecadados foram revertidos para a compra de insumos para o Projeto Integrador Horta na Escola.

Projeto Hora na Escola envolveu todos os componentes curriculares e alunos participaram de todas as etapas. 

Projeto Integrador Horta na Escola: Os estudantes envolveram-se com as etapas de cálculo, planejamento, desenho do espaço, preparação do solo, plantio de cheiro verde, batata-doce, alface, couve, melancia e colheita destas variedades, as quais foram consumidas pelos próprios alunos na alimentação escolar. Interdisciplinar, o projeto envolveu diversos componentes curriculares, que contribuíram ativamente para que a horta fosse possível, com destaque à inclusão de alunos com deficiência, os quais participaram ativamente de todas as fases.

Prêmio Educador Transformador

A premiação tem como objetivo reconhecer projetos educacionais transformadores, com foco na educação empreendedora e desenvolvidos por professores brasileiros de instituições de ensino públicas ou privadas. De iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Bett Brasil e Instituto Significare, ao todo são sete categorias, sendo: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Educação Superior.

Os projetos pré-selecionados serão reconhecidos com selo e certificado, e no dia 17 de abril, serão selecionados 70 educadores, que além do recebimento de certificado, terão direito a um pacote completo de participação no evento Bett Brasil 2023, incluindo ingresso para os quatro dias de evento, passagem área, hospedagem, alimentação e translado.

O Prêmio Educador Transformador terá sete vencedores, sendo um professor de cada categoria, os quais receberão um troféu e certificado personalizado, Missão Técnica Nacional, uma bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora e a instituição desses docentes vencedores também receberá mais cinco bolsas integrais. 

Texto: Thaís Davis, SED

Fotos: Acervo da EE João Carlos Flores

Últimas Notícias

  • Protagonismo e ações inovadoras são destaque do Grêmio Estudantil da EE Marechal Rondon
  • Grêmio Estudantil da EE Maria Leite realiza “Varal Solidário”
  • SED/MS lança e-book com práticas inclusivas para estudantes com deficiência auditiva na Rede Estadual de Ensino
  • Atividades lúdicas e interativas são trabalhadas no projeto Jogos Educativos na EE Delmira Ramos dos Santos
  • Inscrições para o Solve for Tomorrow Brasil 2025 são prorrogadas até 16 de julho
  • Escola da REE, da comunidade indígena Guató, é inaugurada no Pantanal
  • SED inicia inscrições para Curso de Libras EAD no dia 14 de julho em MS
  • Festa Julina vira sala de aula: alunos aprendem educação financeira de forma divertida na EE Octacílio Faustino da Silva
  • Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital