A unidade escolar realizou diversas ações com o objetivo de promover a visibilidade e conscientização da prevenção ao suicídio e inclusão e visibilidade da comunidade surda.
Campo Grande (MS) – No mês de setembro duas cores que chamaram a atenção na Escola Estadual João Ponce de Arruda, no município de Três Lagoas, foram o Amarelo e Azul, com reforço na inclusão e acolhimento dos discentes.
A unidade escolar que oferta Ensino Fundamental regular e Ensino Médio em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria, realiza diversas ações com o objetivo de promover a visibilidade e conscientização dos temas: prevenção e conscientização contra o suicídio; e inclusão e visibilidade da Comunidade Surda, debatidos durante o mês de setembro.
Setembro Amarelo
Os estudantes do Ensino Médio foram estimulados a elaborar atividades de acolhimento, a fim de debater e conscientizar a comunidade escolar sobre o tema Setembro Amarelo, que é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio.
Durante uma semana organizaram apresentações alusivas ao tema, além de disponibilizarem em ambientes da escola a “Caixinha do desabafo”, nela os estudantes podem relatar sentimentos sem se identificar.
Setembro Azul
A Escola faz parte do Projeto Escola Polo Linguístico de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais), da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul e atualmente há três estudantes surdos matriculados. Com o objetivo de reforçar a inclusão e a visiabilidade da Comunidade Surda foi elaborado um plano de ação com várias atividades, sob a orientação da professora tradutora interprete de Libras, Luciana Cardoso do Nascimento Silva.
Uma das ações foi a promoção da difusão da LIBRAS, Linguagem Natural utilizada pelos Surdos para se comunicarem por meio de sinais, um marco para a acessibilidade desses estudantes. Visando oportunizar no ambiente escolar a interação entre estudantes surdos e estudantes ouvintes, foi realizada a gravação de música/vídeo em libras com a participação de ambos, favorecendo assim a convivência e eliminando barreiras na comunicação.
Pedagoga surda egressa
Outra ação foi Formação em Exercício para o corpo docente no horário destinado ao planejamento coletivo, com foco em: correção de atividades e provas, metodologias adaptadas, comunicação com estudantes surdos, ambientação e socialização do surdo no ambiente escolar.
A culminância das ações realizadas durante o mês de setembro ocorreu no dia 29 de setembro com palestra de uma ex-aluna surda, Karen Lima Mariano, formada em Pedagogia e cursando Letras, o que favorece a compreensão de que o estudante surdo apresenta uma especificidade por conta da surdez, porém pode conseguir acesso ao Ensino Superior e seu espaço na sociedade.