Campo Grande (MS) – Os estudantes do Projovem Urbano das escolas estaduais Viriato Bandeira, de Coxim, e Antônio Valadares, de Terenos, realizaram uma grande ação de combate ao Aedes aegypti, com objetivo de levar informação à comunidade sobre o vetor e seus hábitos, sintomas das doenças transmitidas por ele e formas de prevenção.
Na EE Viriato Bandeira, os estudantes, utilizando o microscópio, observaram a larva e a pupa do mosquito para, assim aprenderem, com mais clareza, a identificar o Aedes aegypti em suas residências. Eles assistiram a uma palestra sobre o tema e puderam esclarecer dúvidas.
Na EE Antônio Valadares, os estudantes fizeram uma vistoria em todo o pátio e nas imediações da escola, retirando todos os objetos que pudessem servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
As duas escolas realizaram visitas aos moradores da região e blitz educativas, entregando material explicativo e orientando sobre a prevenção, que ainda é a melhor forma de combater os possíveis focos do Aedes aegypti, além de incentivar as pessoas a procurar uma unidade de saúde ao apresentarem algum sintoma como febre e dor de cabeça, pois, tanto a dengue, zika e chikungunya necessitam de tratamento médico.