Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) iniciou nesta quarta-feira (5) a Mostra Cultural: 2º Festival Escolar de Mato Grosso do Sul – FEMS, com o tema “Brasil sem Fronteiras – Multiplicidade Cultural” e a participação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino em produções que percorrem as três linguagens da arte: dança, música e artes visuais (pintura, fotografia e vídeo). “Fico feliz de ver nossos estudantes animados para mostrar o que produziram ao longo do ano, tanto na exposição quanto nas apresentações. E já estou pensando no ano que vem, deixando o desafio para que explorem os 40 anos de Mato Grosso do Sul, este Estado tão novo, tão rico e tão bonito”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, durante a abertura do evento.
A Mostra, realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, tem como objetivo apresentar à comunidade sul-mato-grossense o potencial criador dos estudantes, nas suas diversas interfaces e linguagens da arte, bem como motivá-los ao exercício da apreciação artística e reflexiva como pilares da formação cidadã. “Além de desenvolver o conhecimento e a cultura, este evento estimula o aluno a querer buscar mais. Vejo a integração entre os grupos e a plateia. É a primeira vez que o Eduardo, meu aluno, vem para Campo Grande e é a primeira vez, também, que ele tem a oportunidade de assistir a um espetáculo como este, é uma chance única que me deixa bastante emocionada”, contou a professora de apoio Patrícia Aparecida Reis, da Escola Estadual Roberto Scaff.
Nesta tarde, durante as apresentações de dança, os estudantes estavam animados não só para mostrar seus talentos aos colegas, mas para assistir e aplaudir. “Esta é uma oportunidade muito legal mesmo porque a gente aprende coisas novas, vê os colegas e ainda agrada o público”, explicou Emilly Brunetto, da Escola Estadual Blanche dos Santos Pereira. A colega dela, Sthefanny Eduarda, não conseguiu escolher a apresentação favorita. “Estão todas maravilhosas”, afirmou.
Confira a programação:
5 de outubro
Pintura em Tela: exposição das 8h às 21h;
Fotografia: exposição das 8h às 21h;
Produção de vídeo: exibição das 14h às 17h;
Dança: apresentações das 14h às 17h;
Música: apresentações das 18h às 21h.
6 de outubro
Pintura em Tela: exposição das 8h às 21h;
Fotografia: exposição das 8h às 21h;
Dança: apresentações das 8h às 11h e das 14h às 17h;
Música: apresentações das 18h às 21h.