Docentes, PCPIs e estudantes conhecem recursos do Laboratório de Inovação e Criatividade para integrar práticas de aprendizagem criativa às salas de aula da rede estadual de Mato Grosso do Sul
No dia 3 de junho, professores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais Antônio Delfino Pereira, Centro Cultural Educacional Tia Eva e José Barbosa Rodrigues participaram de uma visita ao Laboratório de Inovação e Criatividade para a Educação Básica (LabCrie), em Campo Grande. A ação teve como foco a aproximação das escolas com as práticas de cultura maker e o uso de tecnologias educacionais, visando à implementação de projetos inovadores nas unidades da rede estadual.
A visita também contou com a presença de estudantes e de um professor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que desenvolvem projetos de robótica em parceria com a EE Antônio Delfino Pereira e o Centro Cultural Educacional Tia Eva. A troca de experiências entre instituições fortalece a integração entre diferentes níveis de ensino e amplia as possibilidades de atuação dos alunos em projetos interdisciplinares e colaborativos.
Durante a programação, os participantes foram recepcionados por assessores da Coordenadoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e por integrantes do Núcleo de Inovação para a Educação Híbrida de Mato Grosso do Sul (NIEH/MS), que apresentaram os equipamentos e recursos disponíveis no LabCrie. Entre os destaques estão impressoras 3D, kits de robótica, cortadoras a laser e ferramentas de programação e automação.
Em diálogo com os técnicos da SED, os professores e PCPIs iniciaram o planejamento de atividades pedagógicas com foco na criação, experimentação e aprendizagem ativa. As ações começarão a ser aplicadas em sala de aula e, posteriormente, ganharão continuidade no próprio LabCrie, que funcionará como espaço de apoio e aprofundamento das práticas desenvolvidas nas escolas.
O LabCrie, implantado em Mato Grosso do Sul como parte de uma política nacional de fomento à inovação na educação básica, tem se consolidado como referência no apoio à formação de professores e ao desenvolvimento de projetos com estudantes da rede pública. O espaço contribui para a disseminação da cultura maker e para o fortalecimento de metodologias que valorizam a autonomia, o protagonismo e a criatividade dos alunos.
A visita reforça o compromisso das escolas estaduais com a inovação pedagógica e sinaliza uma aposta concreta em práticas educacionais que dialogam com os desafios e demandas do século XXI.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Arquivo escolar