Escrita cuneiforme é trabalhada na EE Augusto Krug Netto

  • Publicado em 02 jun 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • A abordagem prática insere os estudantes no processo de aprendizagem, permitindo que reproduzam os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

    Na Escola Estadual Augusto Krug Netto, em Chapadão do Sul, durante o primeiro bimestre, a professora Jackeline implementou atividades práticas nas aulas de História com os alunos do 1º ano do Ensino Médio e do 6º ano do Ensino Fundamental II.

    Os alunos produziram tábuas de argila nas quais realizaram registros de escrita cuneiforme. Essa abordagem prática insere os estudantes no processo de aprendizagem, permitindo que reproduzam os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

    Originalmente, a escrita cuneiforme era realizada em blocos de argila e apresentava um caráter pictográfico, com símbolos representando palavras ou objetos. Com o passar do tempo, evoluiu para um sistema fonográfico, em que os símbolos passaram a representar sons.

    A escrita cuneiforme é considerada um dos primeiros registros de escrita e possibilita aos alunos desenvolver habilidades essenciais ao longo do bimestre, como a identificação de fontes escritas e a análise das consequências da sedentarização, que por sua vez, possibilitou o desenvolvimento humano.

    Adersino Junior, SED

    Fotos: Arquivo escolar.

    Categorias :

    Chapadão do Sul

    Veja Também