Publicado em 30 jan 2026 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
O aprendizado também acontece em momentos de convivência fora das salas de aula
A prática esportiva e a troca de experiências na Escola Pública reafirma seu papel como espaço de cuidado e formação integral, como acontece na EE Semiramis Carlota Benevides da Rocha, em Coxim.
A realização da 4ª edição do ‘Passeio Ciclístico’ pela escola, trouxe benefícios para saúde com oportunidades de interatividade para toda a comunidade escolar.
O percurso feito por ciclovias renovou em uma ação relativamente simples, mas potente, a sensação de pertencimento com a participação dos estudantes do 7º ao 9º anos, no fim do Ano Letivo 2025.

Movimento que aproxima
A proposta incentiva hábitos saudáveis e ainda contribui para promover relações mais respeitosas, que refletem diretamente na permanência dos estudantes na escola.
Nesse contexto, educar passa a ser também um exercício de atenção às necessidades físicas e emocionais dos jovens com apoio educacional dos PCS (Professores de Convivência e Socialização).
A inciativa integra o Projeto Componente Curricular de Educação Física, sob orientação do professor Marcelo Gomes da Silva Junior e voltado para promoção de aprendizagens significativas.
Caminhos trilhados com parceiros
Ao integrar esporte e diálogo, a escola reafirma que a educação acontece nas relações, inspirando os estudantes a fazer boas escolhas conscientes e seguir em frente com mais confiança.
O passeio teve largada em frente à escola, com chegada no Sindicato Rural de Coxim, e contou com apoio do 5º Batalhão da Polícia Militar, do 9º Grupamento de Bombeiros e da unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal na cidade.

Quando a escola escuta
Além do esporte, a escola aposta em diálogos ativos como o ‘Café com Prosa – Trilhando Caminhos’, uma ação de escuta e cuidado de educar com reflexão.
Em rodas de conversa, os estudantes conversaram sobre sonhos, escolhas e desafios, tendo a escola um lugar seguro para pensar o futuro.
Com a presença de ex-alunos e profissionais, todos tiveram a chance de conversar sobre projetos de vida e construir novas amizades a partir da troca de experiências.

Educação que acolhe e orienta
Ao fortalecer práticas que unem movimento e escuta, a Rede Estadual consolida uma proposta educativa que olha para o estudante por inteiro.
“Nossa escola ensina, acolhe e prepara para a vida com simplicidade e todo o cuidado com a educação que nossos estudantes merecem”, ressalta a diretora, Silvana Tereza Vendruscolo.
As práticas estão alinhadas aos princípios da Educação Integral em Tempo Integral da EE Semiramis Carlota Benevides da Rocha, também previstas para o Ano Letivo 2026.
Assim, a REE (Rede Estadual de Ensino) estimula iniciativas que integram movimento e diálogo para continuar fortalecendo o vínculo dos estudantes com a escola e seus próprios projetos de vida.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar