Campo Grande (MS) – O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM), projeto que favorece e promove o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, está selecionando os participantes da edição 2016-2018. Entre os dois finalistas de Mato Grosso do Sul está o estudante Franco William dos Santos Souza, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Luiz Soares de Andrade, de Nova Andradina.
O objetivo do PJM é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, tendo como tema principal voltados para “O ensino médio que queremos”, em um olhar que visa uma integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL é realizado por meio de parcerias entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Básica, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), as Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFEP) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
O PJM oferecerá aos jovens escolhidos para representar cada Unidade da Federação, com mandato de dois anos, bem como sendo partícipe da elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo em que fortalecerá o processo de integração, garantindo a possibilidade de serem ouvidos e de exercerem ativamente a cidadania. O representante de Mato Grosso do Sul deverá ser conhecido em novembro.