Nesta terça-feira (18) o estudante Miguel Morgiroth Partzlaff, do terceiro ano do Ensino Médio da EE Waldemir Barros da Silva, localizada em Campo Grande/MS, recebeu o Passaporte Jovem Senador por ter sido o ganhador do Concurso de Redação do Senado Federal.
Miguel conquistou o 1º lugar no concurso que teve como tema em 2024, “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Em todo o estado de Mato Grosso do Sul, 1.670 estudantes de 68 escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) participaram do concurso.
De acordo com o diretor, Eduardo Francisco de Oliveira, o estudante Miguel ser o representante do estado no concurso é motivo de alegria e o reconhecimento dos esforços da escola para que os alunos se dediquem em todas as áreas da educação.
“Esse é um motivo de muita alegria para a nossa unidade escolar, isso só deixa evidente a competência dos nossos estudantes, dos nossos profissionais, bem engajados, bem envolvidos, e receber essa premiação a nível estadual é um motivo de muito contentamento, muita satisfação para todo o nosso corpo docente”, diz o diretor.
Miguel e a professora Izabel Menezes, que foi sua orientadora no concurso receberam o passaporte que concede aos dois, uma semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto, em Brasília/DF, junto com os vencedores dos outros estados.
A professora Izabel contou como foi o processo de produção do texto final que foi inscrito para o concurso e explicou que a criação de uma redação é um tema muito abordado entre os estudantes, com apresentações de livros e citações históricas que contribuem para uma boa produção de texto.
“Na nossa escola foi feita uma peneira com mais de 40 redações, depois chegamos a cinco textos e por fim, a do Miguel. Tivemos a primeira escrita, fizemos correções, indiquei livros, leis história da democracia, para que ele pudesse ler e assim acrescentar e enriquecer o texto, ele se empenhou e o resultado veio”, afirmou Izabel.
O estudante premiado já participou de outros concursos de redação e para o Jovem Senador escreveu sobre representatividade política e a participação da juventude no cenário político, para Miguel, é muito importante que os jovens participem da política e até sugere que em Campo Grande tenha uma Câmara Mirim e que a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) volte com o Parlamento Jovem.
“A representatividade política, que é algo muito importante para que a população se sinta representada, e tenha confiança em seus representantes. No meu texto falei justamente sobre a importância desse contato, porque se falta representatividade a população não se vê lá em cima e se falta aquele contato e a população não sabe o que acontece lá, ela não vai se sentir engajada a participar da política e ser um cidadão pleno”, explica Miguel.
A premiação foi entregue pela secretária em exercício, Chrystine Adriane Pinheiro de Figueiredo Rocha que enalteceu o trabalho das escolas da REE em preparar os estudantes para as provas de redações como no caso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
“Nossos estudantes estão muito bem preparados e é muito gratificante estar aqui na escola para entregar esse prêmio para o Miguel, a SED (Secretaria de Estado de Educação) está a disposição para continuar contribuindo com as escolas para incentivar sempre nossos estudantes a conquistarem seus objetivos”, finaliza Chrystine.
Texto: Jackeline Oliveira
Fotos: Daniel Carvalho