Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudante surdo representa o CEEJA-CG em concurso nacional de redação

  • 21 out 2024
  • Categorias:Campo Grande, CEEJA, destaque
  • Compartilhar:

O texto de Aleonis destacou as dificuldades de acessibilidade para surdos na internet, enfatizando a falta de recursos como legendas e traduções em Libras

A redação do estudante Aleonis Alves dos Santos Neto, do CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) Profª Ignês de Lamônica Guimarães foi escolhida para representar a escola no 13° Concurso de Desenho e Redação da CGU (Controladoria Geral da União). Esta conquista ressalta a importância da inclusão e acessibilidade no ambiente escolar.

Com o tema “Cidadania Digital: Acesso à Educação para a Democracia”, o concurso incentivou reflexões sobre os desafios do mundo digital. A redação de Aleonis destacou as dificuldades de acessibilidade para surdos na internet, enfatizando a falta de recursos como legendas e traduções em Libras.

A redação de foi intitulada “Cidadania Digital: Um Convite à Inclusão da Comunidade Surda”, nela ele explica como a comunidade surda enfrenta desafios na inclusão digital, devido à falta de acessibilidade na internet.

A coordenadora pedagógica Ana Lucia Siqueira de Souza e a professora de língua portuguesa Kelly de Melo Nogueira Loureiro, com o apoio da intérprete de Libras Aline Cristina Sobrinho Yamaciro Santos, incentivaram Aleonis a participar do concurso. Com dedicação e apoio, Aleonis desenvolveu seu texto ao longo de quatro semanas, garantindo clareza tanto em português quanto em Libras.

O diretor Mauro Matsuo Yamazato explicou o processo de escolha da redação que representaria o CEEJA-CG. Todas as redações foram analisadas por um grupo de professores, coordenadores e técnicos administrativos, e a de Aleonis foi selecionada por votação.

A professora surda Flávia Martinez Ortiz, técnica no CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez), destacou a importância do CEEJA na inclusão e acesso ao conhecimento dos estudantes surdos. A flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar virtualmente contribuem para a inserção desses estudantes em um ambiente educacional inclusivo.

O CEEJA já participou outras  vezes do concurso, em 2023 por exemplo garantiu o 1º e o 3º lugar, entretanto é a primeira vez que a redação de um estudante surdo concorrerá. O resultado final será apresentado em fevereiro de 2025 e a premiação até o final de abril, e a equipe está ansiosa e torcendo para que Aleonis ganhe o primeiro lugar.

O CEEJA se consolida como um modelo de inclusão, oferecendo uma nova chance para aqueles que estavam à margem da educação formal e reafirmando que a educação é um direito de todos.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar


Últimas Notícias

  • EXPOCATA conscientiza sobre Lixo Zero na Semana do Meio Ambiente
  • JURIDICAST: Estudantes da  EE Júlia Gonçalves Passarinho em contato direto com área jurídica e parlamentar de Corumbá
  • Educação ambiental em destaque: II Feira de Ciências mobiliza comunidade escolar em Guia Lopes da Laguna
  • Sistema de produção agroindustrial e tecnologias digitais foram trabalhados na EE Doutor Fernando Corrêa da Costa  
  • Alunos da EE Dom Bosco mergulham na Grécia Antiga em aula interdisciplinar de História e Filosofia
  • Inscrições do IV Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles encerram dia 04 de julho
  • SED/MS encerra série de encontros formativos para professores que acompanham estudantes com TEA
  • Formação da SED reforça inclusão de estudantes surdos e surdos indígenas na Rede Estadual
  • Metodologia ativa transforma sala de aula em cenário de investigação criminal na JOMAP
  • Estudantes da REE são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira 2025  
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital