Por meio de diferentes pontos de vista, construíram seus argumentos e produziram suas histórias e classificaram nos gêneros: Artigo de opinião e documentário.
Campo Grande (MS) – Estudantes da Escola Estadual Etalívio Pereira Martins, de Rio Brilhante, participam da Olimpíada da Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro. A escola foi classificada em duas categorias para a etapa estadual da OLP.
A classificação foi no gênero artigo de opinião, com a estudante Gleiciane Maria Ferreira da Silva, do 3º ano B do Ensino Médio, que enfatizou em sua produção textual a utilização da queima de lixo como uso indevido de descarte. Já na categoria documentário, o trio formado pelos estudantes Andesson Felipe de Jesus Santos, Isaque Pereira da Silva e Lucas Aquino da Silva, do 2º ano C do EM, abordou a conquista da casa própria.
De acordo com o tema “O lugar onde eu vivo”, a 6º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, propicia aos discentes conhecer a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania, e escrever sobre isso requer leituras e estudos que incitam no estudante a capacidade de perspectivas de transformação.

Por meio de diferentes pontos de vista, os estudantes construíram seus argumentos e produziram suas histórias. Desta forma, “as oficinas despertaram um novo olhar acerca da realidade, além de terem proporcionado uma viagem por intermédio da leitura, pesquisa e interação com as pessoas do próprio lugar também colaboraram para melhoria da escrita dos estudantes”, ressalta professora Ideilde, orientadora de ambos os gêneros textuais.