Projeto tem por escopo estimular cálculos mentais, com a simulação, roleta da multiplicação e brincadeiras, utilizando o cálculo matemático.
Campo Grande (MS) – Estudantes do 4º ano B do turno vespertino da E.E.Vilmar Vieira Matos, sob a regência da professora Suzana Ferrari, tiveram uma aula de matemática diferente, onde aprendem sistema monetário de forma lúdica.
As estagiárias do curso de Especialização em Psicopedagogia, Jéssica Gonçalves Lopes e Maria Eloisa Alves da Silva Lima , sob orientação da professora do Rhema-Educação, Mirian Fernandes, estão desenvolvendo projeto que tem por finalidade estimular cálculos mentais, com a simulação do mini mercado e roleta da multiplicação e brincadeiras utilizando o cálculo matemático, “o objetivo da aula é fazer com que os alunos, possam compreender melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no seu cotidiano assim, levando-os ao enriquecimento do raciocínio lógico, habilidades para efetuar cálculos de cabeça”, menciona Jéssica Gonçalves.
Ao simular o mercado é mostrado aos estudantes a importância e a razão de trabalhar o sistema monetário, assim, mostrando que faz parte do cotidiano, “principalmente, por se tratar de um assunto do interesse de todos, pois, sem esse conhecimento ficaria impossível viver de forma independente ao pagar energia, água, aluguel, o telefone, a internet entre outras listas que faz parte do nosso cotidiano de gastos ou contas a serem pagas”, salienta Maria Eloisa.
Na metodologia utilizada, a turma foi responsável em trazer embalagens de produtos para a montagem do mini-mercado. Posteriormente, as estagiárias colocaram as etiquetas com os possíveis valores. Cada aluno recebeu um valor em dinheiro simbólico e uma lista para fazer as compras. Eles foram responsáveis em ir comprar o produto da lista recebida e trazer o troco correto. Os próprios alunos se organizarão em quem será o caixa do mercado e quem será o cliente. “Assim estaremos auxiliando os estudantes em várias questões pessoais rotineiras”, finaliza Mirian Fernandes.