Objetivo foi integrar os estudantes em uma vivência direta com o bioma local, possibilitando a observação dos impactos ambientais na região e a construção coletiva de medidas mitigadoras.
A Escola Estadual Alziro Lopes, em Guia Lopes da Laguna, participou de um trilha ecológica na Chácara dos Mirantes, localizada no município de Aquidauana. A atividade integrou os estudantes em uma vivência direta com o bioma local, possibilitando a observação dos impactos ambientais na região e a construção coletiva de medidas mitigadoras.
Além do percurso em meio à natureza, a trilha proporcionou o contato com um sítio arqueológico, ampliando o olhar dos alunos para a importância da preservação histórica e cultural de nosso território.
O projeto das trilhas ecológicas se destaca dentro do Projeto Sem Fronteiras, como uma estratégia pedagógica para aproximar a teoria da prática no campo da Educação Ambiental. Por meio dele, a escola fortalece seu papel enquanto espaço de socialização e formação cidadã, promovendo valores, atitudes e conhecimentos voltados para a sustentabilidade.
“Acreditamos que formar cidadãos conscientes envolve mais do que repassar conteúdos: é necessário vivenciar, sentir e refletir sobre o mundo à nossa volta. Atividades como essa colocam os estudantes em movimento — física e intelectualmente — e despertam neles o desejo de fazer a diferença no presente para garantir um futuro melhor”, enfatiza diretora Celia Cecilia Ovelar Garcete Barbosa.
O professor Alessandro, idealizador da ação, comentou que a trilha é mais do que um passeio, “É uma aula viva. Ao caminhar pelo bioma local, os estudantes compreendem o impacto das ações humanas sobre a natureza, aprendem sobre preservação e desenvolvem senso de pertencimento. É fundamental que a escola se aproxime do território em que está inserida, e que os estudantes reconheçam nele um espaço de conhecimento, identidade e responsabilidade”.
O passeio contou com a colaboração e parceria da Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Secretária de Transporte Escolar, “que torna ações como essa possíveis. 1Seguimos acreditando na Educação como força transformadora e na vivência como caminho potente de aprendizagem” finaliza diretora.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.