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Estudantes da EE Castro Alves visitam exposição imersiva em Campo Grande  

  • 14 jun 2024
  • Categorias:Ações Pedagógicas Inclusivas, Dourados
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As atividades ajudam a promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo, além de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia.

Os estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, do componente curricular de Artes, da Escola Estadual Castro Alves, em Dourados, participaram de atividades extaclasse, visitando, no dia 06 de maio, a Exposição Imersiva Van Gogh & Impressionistas, no município de Campo Grande.

Sob proposição das professoras Juliana Nunes Mattos e Souza, Nadiane Eloisa Cordeiro e Priscila Poti Kontze, as atividades extraclasse são importantes, pois permitem aos estudantes desenvolver habilidades além do currículo tradicional. As atividades ajudam a promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo, além de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a autonomia. As atividades também oferecem oportunidades para se aplicar na prática o que se aprende em sala de aula, tornando a aprendizagem mais significativa, assumindo um papel crucial no desenvolvimento integral dos estudantes, complementando a educação formal e proporcionando diversas vantagens que vão além do aprendizado em sala de aula.

“A unidade escolar reconhece a importância do desenvolvimento holístico dos discentes, é um compromisso nosso a formação integral, não apenas focada em conteúdos acadêmicos, mas também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, criatividade, liderança e trabalho em equipe”, menciona diretora Marcia Regina da Silva Wider.

Proposta pedagógica

Em busca de conceituações para ampliar as possibilidades do fazer artístico em sala de aula, surgiu a ideia da visita técnica à Exposição Imersiva Van Gogh & Impressionistas. Um dos fundamentos teóricos para o desenvolvimento deste projeto é a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa. Esta proposta pedagógica tem por objetivo estimular o ensino da arte baseada em três eixos norteadores: a Leitura, a Contextualização e o Fazer Artístico; no qual ressalta a importância de observar a obra, compreender/contextualizar e assim ampliar seu fazer artístico.

Visita técnica à Exposição Imersiva Van Gogh & Impressionistas

“A visita técnica à Exposição Imersiva Van Gogh & Impressionistas, é um excelente recurso tecnológico para o ensino da Arte, pois se trata de uma nova possibilidade que permite que o aluno tenha uma experiência da apreciação, fruição e estesia ao observar obras de arte”, salienta diretora adjunta Josiléia Nairane .

“Foi uma experiência enriquecedora, que ampliou os horizontes culturais e estimulou a apreciação estética. As obras apresentadas proporcionaram aos estudantes reflexões profundas, despertando emoções diversas. Fica evidente a importância de oportunidades como esta para ampliar conhecimentos e sensibilidades, reforçando a necessidade de mais iniciativas que promovam o acesso à arte e à cultura. Sem dúvida, essa experiência deixou uma marca indelével nas mentes, incentivando-os a continuar explorando o mundo da arte com olhos curiosos e corações abertos”, lembra professora coordenadora de práticas inovadoras Sirléia Vieira.

“É de suma importância que os estudantes tenham acesso à visitações culturais e artísticas de modo a ampliar o repertório cultural dos estudantes, aprendendo q contemplar, a observar, a fruir uma obra de arte, ampliando o senso crítico, a capacidade de analisar o conceito do belo e não apenas dizer “eu não gostei”, a observar as técnicas do artista, como foi a vida do pintor, escultor, enfim”, relata coordenadora Andreia Kropf.

“Nos dias atuais, com toda a rapidez do universo tecnológico em que os jovens estão inseridos, colocá-los em ambiente onde é preciso silêncio, observação e contemplação, é essencial para que desenvolvam a percepção das coisas reais sem a pressa das coisas vistas pelo celular por exemplo. Um dos pontos essenciais pra mim também é o estudante aprender a respeitar o gosto das outras pessoas, suas cores e técnicas preferidas, analisando de fato o que foi feito e não apenas criticando de forma superficial”, menciona coordenador Washington Batista.

“Analisar técnicas de artistas renomados, suas biografias, refletem nos resultados em sala de aula, pois vários estudantes acabam se identificando com a vida de diferentes artistas e inspiram-se neles para desenvolver seus trabalhos de arte em sala de aula com um requinte a mais” finaliza professora Priscila Poti Kontze.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.



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