Campo Grande (MS) – Desde 2013, os professores do curso técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Hércules Maymone, de Campo Grande, realizam com os estudantes um trabalho de gestão participativa, utilizando o Córrego Vendas como uma área de estudo e de prática de ensino, como atividade complementar das disciplinas de Técnicas de Laboratório, Química Ambiental, Ecologia, Poluição Ambiental, Legislação Ambiental e Sistemas de Água e Esgoto.
Os estudantes fazem o monitoramento da qualidade da água do Córrego Vendas de acordo com os parâmetros do Índice de Qualidade de Água (IQA) adaptado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e realizam análises visuais da fauna e da flora. As análises de água são realizadas no laboratório da escola.
O Córrego Vendas está situado nas proximidades da escola e pertence à micro bacia urbana do Córrego Prosa. Com este trabalho, professores e estudantes esperam a melhoria da qualidade ambiental do córrego. A iniciativa também permite o aperfeiçoamento no ensino e uma maior oportunidade de carreira aos estudantes, devido ao melhor preparo teórico-prático, além de visar parcerias para novos projetos, aumentando o prestígio e o nível do curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Hércules Maymone.