Campo Grande (MS) – A Escola Estadual Hermelina Barbosa Leal, de Cassilândia, desenvolveu com o 3º ano do Ensino Médio Inovador, de período integral, projeto de identificação do Sistema ABO e Fator RH, para avaliar e identificar os diferentes tipos sanguíneos presentes entre os estudantes do ensino médio, ressaltando a importância de saber a qual grupo sanguíneo pertence.
Os estudantes participantes do projeto coletaram amostras de sangue dos colegas e realizaram a análise da reação após adicionarem os soros Anti-A, Anti-B e Anti-D em lâminas com o sangue coletado. Estes soros são específicos para o teste de tipagem sanguínea, sendo rápido e de fácil acesso para uma análise momentânea. Os resultados foram anotados e depois foram analisados em gráficos feitos em editor de planilhas.
Os estudantes apresentaram o trabalho na Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (FECITEL), campus Três Lagoas, acompanhadas da PROGELAB Ana Paula Ferreira Leal e a professora Mediadora do Ensino Médio Inovador Lívia Rezende Cedro Veron. Os estudantes montaram um banner, que foi avaliado por três professores externos, convidados pelo evento.