O projeto “Pensar” visa despertar a consciência cidadã nos estudantes, incentivando-os a refletir sobre o papel das pessoas no exercício da cidadania e na ajuda ao próximo, bem como o cuidado ao meio ambiente
Os estudantes do período integral da Escola Estadual José Alves Quito, em Corguinho, visitaram, no dia 03 de setembro, a Câmara Municipal de Vereadores, onde apresentaram, durante a sessão, o projeto “Pensar”, uma iniciativa integrante do programa “Estudantes no Controle”, promovido pela PGE/MS (Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul).
A presentação foi um marco importante na formação cidadã dos jovens e no fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade. O projeto “Pensar” visa despertar a consciência cidadã nos estudantes, incentivando-os a refletir sobre o papel das pessoas no exercício da cidadania e na ajuda ao próximo, bem como o cuidado ao meio ambiente. Ao levarem suas propostas e ideias à Câmara Municipal, os alunos puderam vivenciar, na prática, o funcionamento do poder legislativo local e a importância do diálogo entre representantes e representados.
A iniciativa é parte do programa “Estudantes no Controle”, que busca promover uma maior transparência e participação da juventude nas questões públicas, aproximando-os das esferas de poder e incentivando a fiscalização e o controle social das ações governamentais. Este tipo de projeto é essencial para a formação de futuros cidadãos engajados e conscientes de seus direitos e deveres.
Durante a apresentação na Câmara, os estudantes demonstraram entusiasmo e comprometimento, sendo elogiados pelos vereadores presentes. A interação entre os jovens e os legisladores reforça a relevância de projetos educacionais que ultrapassam as fronteiras da sala de aula, possibilitando experiências práticas que enriquecem o aprendizado teórico.
Para a diretora Nilcéia Gonçalves Cáceres, a visita dos estudantes da Escola Estadual José Alves Quito não só representa um avanço na formação de jovens conscientes, “mas também reforça a importância de iniciativas que promovam a educação cidadã e a participação ativa dos estudantes nas discussões sobre o futuro de suas comunidades. O “Projeto Pensar” e o “Estudantes no Controle” são exemplos claros de como a educação pode transformar a sociedade ao formar cidadãos críticos e atuantes”, finaliza diretora.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar