O pescador profissional no Jupiá Agnaldo Alves Linhares mostrou os problemas causados pelo esgoto lançado no rio, os tipos de peixes mais comuns na região e a importância de rios limpos para sobrevivência e prosperidade dos alevinos.
Estudantes do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual José Ferreira, localizada na comunidade de pescadores Jupiá, em Três Lagoas, fizeram nesta segunda-feira (21) um passeio ecológico às margens do Rio Paraná, o objetivo foi proporcionar à turma do 5º ano uma experiência prática e enriquecedora sobre a biodiversidade e a importância da preservação do rio.
De acordo com o diretor Carlos Alberto Lopes Filho, o passeio contou com apoio do pescador profissional no Jupiá Agnaldo Alves Linhares, que mostrou os problemas causados pelo esgoto lançado no rio, os tipos de peixes mais comuns na região e a importância de rios limpos para sobrevivência e prosperidade dos alevinos.
Para a Professora Joelma Jacinto, a turma pôde examinar de perto as condições da água, ecossistemas presentes na parte ribeirinha com destaque para a necessidade do equilíbrio dos ambientes para a saúde do planeta.
Os estudantes, maioria filhos de pescadores, fizeram perguntas e contaram suas experiências em relação ao consumo do peixe na alimentação familiar. O passeio culminou em refeição de tilápia ao molho, com suco, sobremesa de frutas e geladinho natural organizada em parceria com o Restaurante Barbosinha, sob a orientação da Equipe CRE12: nutricionista Fabiana Casagranda e professora Romilda Meira.
“Sabemos que quando tem lixo no rio não tem peixe por isso precisamos cuidar”, destacou a estudante G.N.R.S. “O passeio ecológico no Jupiá foi uma atividade enriquecedora que permitiu aos estudantes vivenciarem a natureza de maneira inovadora e educativa”, destacou professora coordenadora de Prática Inovadora Charlene Marques da Silva.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar .