A maior feira científica estudantil da região centro-oeste, em parceria com a UFMS, mostrará três projetos selecionados pela FETEC/MS
Campo Grande – Os estudantes da Escola Estadual Henrique Ciryllo, mediados pelas professoras Mayra, Mara e Luana, se inscreveram na FETEC/MS- Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul com os projetos desenvolvidos nas Eletivas (componentes curriculares da parte diversificadas da Escola da Autoria).
Dentro da metodologia para escolha de trabalhos de pesquisa submetidos à aprovação, deveriam ter algum fundamento científico, e poderiam ser de qualquer área do conhecimento, classificando-se em: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharia; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Linguística, Letras e Artes.
A professora Mayra, professora mediadora do Projeto Cinema e Teatro, com estudantes do 9º ano argumenta: “Quando eu fiquei sabendo da inscrição para a Fetec que aconteceria pela primeira vez virtualmente, eu fiquei muito empolgada e vi uma oportunidade de divulgar o projeto que está sendo desenvolvido no Henrique Ciryllo. O projeto é super condizente com o momento em que estamos vivendo uma vez que estamos trabalhando Cinema e Teatro e desenvolvendo atividades cuja habilidades são voltadas para as TICs e nada melhor do que divulgar este projeto em uma feira de tecnologias e ciências. O projeto tem o objetivo de desenvolver nos estudantes habilidades voltadas para o movimento cultural, inovações, tecnologia e a ciência. Essa feira é muito importante para os nossos futuros cientistas, artistas porque pode divulgar os talentos dos estudantes da escola.”
O estudante Roberto, do 9º ano também está muito empolgado com o projeto e acrescentou: “Foi tudo muito rápido, a professora entrou em contato e ela estava super animada pois o projeto que trabalhamos o ano inteiro está pronto para ser apresentado ao público e a FETEC é o momento perfeito para isso. Fiz o Roteiro e o vídeo para a inscrição com a ajuda da minha irmã e da professora. Quando nos vimos na lista de classificados ficamos mega felizes. Nós conseguimos!!! Depois de tanto esforço e dedicação, este era o nosso sentimento. Com tudo isso podem esperar uma grande apresentação dos estudantes do 9º ano da Escola Estadual Professor Henrique Ciryllo Corrêa.”
“É com satisfação e gratidão que vejo o processo educacional caminhar para o aprendizado do aluno, pois é um momento atípico que estamos passando e mesmo assim demos continuidade na proposta de que o aluno protagonizasse sua prática. Assim que foi confirmado nossa participação na FETEC lembrei de uma das frases de Paulo Freire que diz: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidade para sua própria produção ou a sua construção.” afirma a professora Mara, mediadora de outro Projeto relacionado para a feira : A integração do podcast ao conhecimento científico, realizado com os estudantes do 6º ano, turma A e B.
“Quando surgiu a oportunidade de participar da FETEC com projeto de podcast e quando veio a notícia que o projeto tinha sido classificado, eu fiquei muito feliz em desenvolver este trabalho com a professora Mara” diz a estudante Nátaly do 6º ano B.
A professora Luana que está mediando outro projeto classificado: Jogos Virtuais com estudantes do 6º ano B disse: “Estou muito feliz em saber que o projeto foi um dos selecionados para FETEC, uma vez que esta feira tem uma grande visibilidade regional. É uma grande experiência, tanto profissional quanto pessoal, estou muito honrada em representar a escola na FETEC 2020”