Publicado em 19 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Viagem revela como o ensino público pode oferecer experiências que marcam vidas
Quando a comunidade escolar se une e acredita, o impossível perde força, e foi assim que estudantes da cidade de Anastácio transformaram a formatura em uma experiência inédita e memorável.
Um sonho distante para alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Roberto Scaff virou uma viagem para Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Como o sonho virou experiência real
A viagem foi viabilizada a partir de um intenso esforço conjunto de estudantes organizando vendas, rifas e ações de arrecadação ao longo do ano, com o apoio da escola e de padrinhos que acreditaram no projeto desde o início.
A professora e madrinha da turma, Thamara Santos, acompanhou todo o processo e destacou o significado da conquista.
“Ver esse sonho se tornar realidade é emocionante. Eles aprenderam que, com união, persistência e fé é possível alcançar objetivos que pareciam inalcançáveis”, lembra Thamara.


Descobertas, aventura e diversão
Pela primeira vez, uma turma do ensino público da região comemora a conclusão dos estudos fora do estado, vivendo dias de lazer, descobertas e convivência.
Por uma semana, os formandos curtiram as praias catarinenses, pontos turísticos como a FG Big Wheel e um dia no Beto Carrero World, um dos maiores parques temáticos da América Latina.
Mais que diversão, a experiência representa uma conquista e a certeza de que novas possibilidades estarão ao alcance sempre que houver dedicação e trabalho coletivo.


Educação que transforma trajetórias
A formatura do terceirão da EE Roberto Scaff vai além de uma viagem comemorativa. Ela simboliza o poder transformador da educação pública quando há engajamento, apoio e incentivo para que os estudantes sonhem grande.
“Essa formatura mostra que o ensino público também pode oferecer experiências que marcam vidas”, ressalta a diretora da escola, Edna de Souza Sanches.
A experiência deixa um legado de autoestima e inspiração para outras turmas, reforçando que a escola também é um espaço de construção de memórias e oportunidades possíveis.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar