O objetivo foi aproximar os alunos da prática científica, por meio do aprendizado das técnicas de empalhamento — método utilizado para preservar insetos com fins didáticos e científicos.
Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual São Francisco, em Campo Grande, participaram de atividade diferenciada na disciplina de Biologia, trata-se de aula teórico-prática sobre o tema “Introdução ao Empalhamento de Insetos para Estudos Entomológicos”, sob orientação da professora Pauliceia Arce Ribeiro, com a colaboração da professora coordenadora de Práticas Inovadoras (PCPI), Larissa Mendes da Rosa.
A proposta da aula teve como principal objetivo aproximar os alunos da prática científica, por meio do aprendizado das técnicas de empalhamento — método utilizado para preservar insetos com fins didáticos e científicos. Durante a atividade, os estudantes puderam compreender a importância da coleta e preservação de insetos para pesquisas em áreas como taxonomia, ecologia e conservação ambiental.
Etapas
A aula foi dividida em duas etapas. Na primeira, os alunos assistiram a uma apresentação teórica que abordou a biodiversidade dos insetos, seu papel nos ecossistemas e os diferentes métodos utilizados para a coleta e montagem dos espécimes. A professora destacou ainda a necessidade de uma coleta ética, realizada de forma consciente e respeitosa com o meio ambiente.
Em seguida, foi realizada a parte prática, onde os estudantes colocaram em ação os conhecimentos adquiridos. Utilizando alfinetes entomológicos, pinças, tiras de papel vegetal, placas de espuma e outros materiais, os alunos empalharam os insetos previamente coletados, sempre com atenção à simetria, ao posicionamento correto das estruturas corporais e ao cuidado no manuseio dos espécimes.
A colaboração da PCPI Larissa foi essencial para a organização e execução da atividade prática, contribuindo com ideias inovadoras, apoio técnico e incentivo à integração de metodologias ativas no ensino de Ciências.
Ao final da aula, os estudantes compartilharam suas experiências, observaram o trabalho dos colegas e refletiram sobre os desafios da atividade. A professora Pauliceia reforçou ainda a importância das coleções entomológicas como ferramenta de estudo e conservação da biodiversidade.
“A iniciativa faz parte das ações pedagógicas desenvolvidas pela escola para promover o aprendizado ativo e significativo, incentivando a observação, a pesquisa e o respeito à natureza”, finaliza diretor José Rone Rabelo da Silva.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.