A atividade faz parte das ações do projeto Mentes Brilhantes: Mulheres na Ciência
Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados, participaram, no dia 20 de maio, de uma visita técnica aos laboratórios de de Química e Biotecnologia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
A atividade foi conduzida pela professora coordenadora de Práticas Inovadoras (PCPI) Érica Cristina, e pela professora Paula Luiza, como parte das ações do projeto “Mentes Brilhantes: Mulheres na Ciência”.
Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura da universidade e assistir a uma palestra ministrada pelos acadêmicos Pedro e Sofia, do curso de Biotecnologia. Os universitários compartilharam informações sobre a graduação, possíveis áreas de atuação e expectativas salariais da profissão.
Em seguida, os alunos foram conduzidos aos laboratórios de ensino e pesquisa da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), onde puderam vivenciar, na prática, parte do conteúdo estudado em sala de aula.
A experiência continuou nos laboratórios de Química, guiada pela professora doutora Elaine Ramos e pelos acadêmicos Ana Carolina e Cristian Benitez. A professora Elaine dialogou com os discentes sobre o curso de graduação bacharelado e licenciatura em Química, campos de atuação e formas de ingresso na Universidade.
Na sequência, os estudantes realizaram diversos experimentos químicos, como a reação de sublimação, simulação de fogos de artifício utilizando metais da tabela periódica, testes de acidez e basicidade por meio de colorimetria, além de reações de oxidação com peróxido de hidrogênio. Ao final das atividades, os estudantes fizeram um lanche e receberam lembranças da universidade.
Para a coordenadora Érica Cristina, a parceria com a UFGD, especialmente com a professora Elaine Ramos, foi extremamente enriquecedora, “as atividades dialogaram diretamente com os objetivos do projeto Mentes Brilhantes: Mulheres na Ciência e proporcionaram uma aula prática divertida, significativa e marcante para nossos estudantes”, destacou.
A EE Vilmar Vieira Matos reafirma seu compromisso com uma educação transformadora, “tornando o processo de ensino-aprendizagem mais estimulante e prazeroso. A colaboração com instituições de ensino superior, como a UFGD, tem sido fundamental para alcançar esse propósito”, finaliza diretor Ivan Ferreira Pereira.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.