“Onçafari” é um projeto de preservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros com ênfase em onça pintadas e lobo-guarás.
Os estudantes da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pastor Reginaldo Miguel – HOYENOO, que oferta ensino em tempo integral, na aldeia Lagoinha no município de Aquidauana, que obtiveram as melhores notas no ano letivo de 2023, foram recompensados, no dia 19 de janeiro de 2024, com um passeio no Refúgio Ecológico Caiman, localizado no município de Miranda,
Durante o passeio, os estudantes conheceram o “Onçafari”, que é um projeto de preservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros com ênfase em onça pintadas e lobo-guarás.
Os guias do Onçafari estiveram na escola no início do semestre de 2023, mostrando projetos, debates de conservação, preservação e educação ambiental aos estudantes, e a importância da preservação da fauna no ecossistema, pois os animais silvestres podem conviver com a pecuária.
Mesmo nas férias, os estudantes embarcaram nesta expedição para realizar o safari, onde avistaram Tamanduá, Anta, Pássaros, Lobos, Porco do mato, Cervo e a Onça-Pintada. No final do safari, os guias mostraram como são feitas a destinação do lixo que as pessoas consomem e depois receberam certificados da visita.
“Nós da equipe gestora, bem como o cacique Leveson e liderança agrademos a coordenadora técnica Iara Terena pela articulação do projeto e os guias que recepcionaram os estudante e equipe HOYENOO no projeto Safari”, finalizou diretor Luiz Cesar de Souza Cardoso.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.