Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
  • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudantes da Extensão PED exploram o sistema solar com abordagem intercultural e científica  

  • 05 jun 2025
  • Categorias:Dourados
  • Compartilhar:

Eles aprofundaram conhecimentos sobre os movimentos da Terra — rotação e translação — a importância do Sol para a manutenção da vida no planeta, as estações do ano e a alternância entre o dia e a noite.

O CEEJA/MS (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados), por meio da Extensão Penitenciária Estadual de Dourados – PED, promoveu uma atividade pedagógica interdisciplinar nas turmas dos Anos Iniciais B, D e E (sala destinada ao atendimento de estudantes indígenas) do curso Conectando Saberes II, integrando os componentes curriculares de Ciências e Geografia.

A atividade teve como foco o estudo do Sistema Solar e contou com o apoio dos materiais do LDM (Laboratório Didático Móvel). Durante a aula, os estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os movimentos da Terra — rotação e translação —, a importância do Sol para a manutenção da vida no planeta, as estações do ano e a alternância entre o dia e a noite.


Por meio de explicações acessíveis e momentos de diálogo, os estudantes demonstraram interesse pelo tema. Ao final, foram convidados a registrar, com suas próprias palavras, o que aprenderam e como vivenciaram a experiência. Nos relatos, destacaram a relevância de conhecer mais sobre o Universo, sua influência sobre a vida na Terra e o quanto esse aprendizado amplia sua visão de mundo.

Um dos estudantes escreveu, “foi muito interessante conhecer um pouco mais do nosso sistema solar e saber a importância que tem o Sol em nosso planeta Terra… A aula de hoje nos deixou um aprendizado do nosso sistema solar, o que é de muita importância em nossa vida”.

Na Turma E, a professora iniciou a aula valorizando os saberes tradicionais dos povos indígenas, a partir de mitos sobre o Sol, a Lua e a criação do mundo. A atividade partiu dessas narrativas ancestrais para, em seguida, avançar para os conhecimentos sistematizados da ciência, promovendo um rico diálogo intercultural entre a cosmologia indígena e os conceitos científicos.

Essa proposta integra o planejamento pedagógico voltado à recomposição das aprendizagens e ao letramento científico, respeitando os tempos, as vivências e os saberes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo CEEJA.


 

 

 

Últimas Notícias

  • Estudantes do CEJAR realizam aula de campo no Parque da Lagoa Comprida
  • Estudantes da EE José Alves Quito em Corguinho, protagonizaram ações em defesa do meio ambiente
  • SED realiza formação continuada para professores na XIII Feira Socioambiental de Bonito
  • Projeto “Aula a Campo na Cachoeira – Microbacia Hidrográfica” é realizado na EE Zumbi dos Palmares
  • Estudante da EE Coração de Maria representará Mato Grosso do Sul na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul  
  • Estudantes da Extensão PED exploram o sistema solar com abordagem intercultural e científica  
  • Pronatec – Mulheres Mil encerra módulo do curso de Assistente Administrativo
  • Estudantes cultivam futuro sustentável com entrega de mudas na E.E. Neyder Suelly
  • Projeto “Conexão SAEB” é lançado na EE Professor José Juarez Ribeiro de Oliveira
  • Estudantes da EE Prof. Celso Müller vivenciam cultura hip hop em documentário local em Dourados
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital