Estudantes da Extensão PED exploram o sistema solar com abordagem intercultural e científica  

  • Publicado em 05 jun 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • Eles aprofundaram conhecimentos sobre os movimentos da Terra — rotação e translação — a importância do Sol para a manutenção da vida no planeta, as estações do ano e a alternância entre o dia e a noite.

    O CEEJA/MS (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Dourados), por meio da Extensão Penitenciária Estadual de Dourados – PED, promoveu uma atividade pedagógica interdisciplinar nas turmas dos Anos Iniciais B, D e E (sala destinada ao atendimento de estudantes indígenas) do curso Conectando Saberes II, integrando os componentes curriculares de Ciências e Geografia.

    A atividade teve como foco o estudo do Sistema Solar e contou com o apoio dos materiais do LDM (Laboratório Didático Móvel). Durante a aula, os estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os movimentos da Terra — rotação e translação —, a importância do Sol para a manutenção da vida no planeta, as estações do ano e a alternância entre o dia e a noite.

    Por meio de explicações acessíveis e momentos de diálogo, os estudantes demonstraram interesse pelo tema. Ao final, foram convidados a registrar, com suas próprias palavras, o que aprenderam e como vivenciaram a experiência. Nos relatos, destacaram a relevância de conhecer mais sobre o Universo, sua influência sobre a vida na Terra e o quanto esse aprendizado amplia sua visão de mundo.

    Um dos estudantes escreveu, “foi muito interessante conhecer um pouco mais do nosso sistema solar e saber a importância que tem o Sol em nosso planeta Terra… A aula de hoje nos deixou um aprendizado do nosso sistema solar, o que é de muita importância em nossa vida”.

    Na Turma E, a professora iniciou a aula valorizando os saberes tradicionais dos povos indígenas, a partir de mitos sobre o Sol, a Lua e a criação do mundo. A atividade partiu dessas narrativas ancestrais para, em seguida, avançar para os conhecimentos sistematizados da ciência, promovendo um rico diálogo intercultural entre a cosmologia indígena e os conceitos científicos.

    Essa proposta integra o planejamento pedagógico voltado à recomposição das aprendizagens e ao letramento científico, respeitando os tempos, as vivências e os saberes dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    Adersino Junior, SED

    Fotos: Arquivo CEEJA.

     

     

     

    Categorias :

    Dourados

    Veja Também