Campo Grande (MS) – Devido às suas boas ações, seis estudantes da Rede Estadual de Ensino foram premiados pela iniciativa “À Procura de Pequenos Heróis”, que reconhece as ações positivas de estudantes, entre 8 e 17 anos, da rede pública de ensino. O projeto foi idealizado pelo padre Ernesto Sassida, falecido em 2013, e atualmente é desenvolvido pelo Centro de Promoção Humana e Ambiental Padre Ernesto (Cenper), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá.
A grande ação reconhecida este ano foi do estudante do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Carlos de castro Brasil, Bruno Henrique R. D. Pessoa. O menino relatou que socorreu o avô durante uma crise. “Eu estava sozinho com meu avô em casa e ele começou a se afogar no próprio sangue. Ele tinha problema no fígado. Eu virei ele para o lado e liguei para o 193 para pedir ajuda. Quando os bombeiros vieram, levaram ele, mas minha mãe me avisou depois que ele havia falecido”, lembrou o garoto.
“À Procura de Pequenos Heróis” tem como objetivos conscientizar as crianças e adolescentes a discernir os atos bons dos ruins, bem como resgatar os valores no contexto da família; preparar e persuadir as crianças para execução de uma boa ação; promover a integração moral e social da criança à comunidade corumbaense; despertar nas crianças e jovens a prática dos verdadeiros valores por intermédio de boas e até corajosas ações, em contraposição aos atos condenáveis e perniciosos, sempre marcados pela prepotência, agressividade, confronto, desrespeito e até pela corrupção; além de proporcionar uma educação preventiva, promovendo uma mudança comportamental dos menores na comunidade, na família, na escola e no trabalho.
Este ano, os dez finalistas foram: Bruno Henrique R. D. Pessoa, da EE Carlos de Castro Brasil; Thalison Vargas Colombo, EE Dom Bosco; Bruno Yaco Victorio Gil, EE Dom Bosco; Matheus de Abreu Macedo, EE Octacílio Faustino da Silva; Bruno Santos H. Diniz, EE Dom Bosco; Ana Cristina Iasamer Rodrigues, EM Clio Proença; Rafael Conceição, EE Gabriel Vandoni de Barros; Ryan Antonio de Barros Lima, EM Rural Eutrópia Gomes Pedroso; Eriele da Silva Branco, EM Rural Monte Azul; e Odair Flores, EM Rural Eutrópia Gomes Pedroso.
Foto: Renê Carneiro