Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED) recebeu nesta segunda-feira (29) quatro atletas, acompanhadas das duas técnicas, da equipe de ginástica rítmica que representará o Estado no Torneio Regional de Ginástica Rítmica Centro-Oeste, de 1º a 4 de setembro, em Palmas-TO. As meninas, a maioria estudante da Rede Estadual de Ensino, fazem parte do projeto Cultura e Esporte nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul.
A professora Hellen de Lima, uma das técnicas da equipe conta que, no torneio, as meninas, que têm entre 13 e 16 anos, tentarão a classificação, em duas categorias, nos aparelhos arco, bola e fita para o Torneio Brasileiro. “Entre as quase 200 meninas que treinamos, elas são as que se destacam, esperamos que ganhem experiência e desenvolvimento, que ampliem seus conhecimentos e se classifiquem para o Torneio Brasileiro”, explicou.
Das seis meninas que viajarão, cinco estudam na Rede Estadual de Ensino de Campo Grande, nas escolas estaduais Zamenhof, Olinda Conceição Teixeira Bacha e São Francisco. “Treinamos para ter um bom desempenho, mas às vezes ficamos nervosas e com estes torneios conseguimos mais experiência. Ainda temos bastante o que aprender”, contou Bianca Rezende, 13 anos, da EE Zamenhof.
Durante a visita à SED, as meninas foram recebidas pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, que desejou sucesso no torneio. “Boa sorte para vocês, autoestima lá em cima, boa viagem e arrasem!”, finalizou.
Projeto Cultura e Esporte nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul
A Ginástica Rítmica faz parte do Projeto Cultura e Esporte nas Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul (CEEEMS), nas unidades escolares da Rede Estadual dos municípios de Campo Grande, Dourados e Rio Verde. Tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e social das estudantes-atletas comuns à prática cotidiana.
O projeto oferece situações que levem aos atletas ao aprimoramento de suas potencialidades psicomotoras, cognitivas e sócio-afetivas, por meio de atividades que oportunizam as participantes adaptações ao meio, a fim de promover ações de respeito mútuo, cooperação e solidariedade, além do estimulo à autoimagem positiva, pela busca da superação de sua performance, controle neuromuscular para desenvolvimento rítmico e equilíbrio, segurança em suas ações, sempre na busca de uma postura adequada e harmoniosa.
Escolas participantes
Em Dourados:
EE Alicio de Araújo;
EE Castro Alves;
EE Pastor Daniel Berg;
EE Presidente Vargas;
EE Ramona da Silva Pedroso;
EE Rotary Neson de Araujo;
EE Tancredo Neves.
Em Campo Grande:
EE Aracy Eudociak;
EE Hilda de Souza Ferreira;
EE José Mamede de Aquino;
EE Olinda Conceição Teixeira Bacha;
EE Orcírio Thiago de Oliveira;
EE São Francisco;
EE Teotonio Vilela;
EE Thereza Noronha de Carvalho;
EE Professor Ulisses Serra;
EE Zamenhof.
Em Rio Verde:
EE Thomaz Barbosa Rangel.