Estudantes da REE são medalhistas na 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites – OBSAT

  • Publicado em 05 out 2023 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •

  • São 9 estudantes de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul medalhistas, na competição organizada pelo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

    Estudantes Da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) são medalhistas na 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites – OBSAT, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

    A OBSAT é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, multidisciplinar, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e organizada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, em conjunto com a Agência Espacial Brasileira – AEB/MCTI, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCTI e a Escola de Engenharia de São Carlos – EESC, da Universidade de São Paulo – USP.

    Tem por objetivo promover experiências teóricas e práticas em projetos de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino de nível médio, técnico profissionalizante e universitários.

    A competição foi organizada na Modalidade Teórica e Prática, a qual é composta por 3 Fases: Treinamento com participação em palestra para difusão do conhecimento aeroespacial; Avaliação on-line e Avaliação presencial.

    Medalhistas

    A SED (Secretaria de Estado de Educação), por meio do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar Para Altas Habilidades/Superdotação) foi medalhista na Modalidade Teórica com 9 estudantes de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul sendo eles da Capital: Miah Yassumoto Palacios, conquistou a medalha de ouro, Eduardo Otávio Rodrigues Romero, Miguel Pergher de Oliveira e Yann Matheus Ferreira de Melo, conquistaram medalhas de bronze. Arthur Pereira Vale, Cássio Queiroz Minozzo, Júlia Silva Manzano e Lucas Ferreira de Oliveira recebram título de menção honrosa, bem como Felipe Alves Bruzarosco, da cidade de Dourados, orientados pela professora Gracy Kelly da Costa Oliveira, do atendimento educacional especializado – AEE de Robótica, sob coordenação da coordenadora pedagógica Cynthia Garcia Oliveira.

    A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob parabeniza os medalhistas e ressalta que “a competição ocorreu de modo interdisciplinar e oportunizando aos estudantes vivenciarem experiências sobre projetos de satélites, além de promover a difusão do conhecimento aeroespacial. O Centro parabeniza os estudantes pelos resultados satisfatórios em Competições renomadas como a OBSAT”, finaliza.

    Adersino Junior, SED

    Fotos: Arquivo CEAM.

    Categorias :

    CEAM/AHS

    Veja Também