Campo Grande (MS) – O Projeto de Robótica, iniciado em 2015 na EE Dom Aquino Corrêa, de Amambai, coordenado pelas professoras Denise Boeira e Solange Shirota, atende estudantes das turmas de 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e ensino médio, que participam das aulas no contraturno. Para melhorar a compreensão de conceitos científicos, de forma prática, os estudantes receberam um kit de robótica.
Durante as aulas, os estudantes desenvolvem a montagem de protótipos para serem apresentados na Mostra Nacional de Robótica, que este ano acontece em Curitiba (PR), e também produzem artigos que são enviados para aprovação em diferentes feiras Cientificas, sendo uma delas a “Ciência Jovem” que acontece em Recife (PE). Agora, eles aguardam a chamada dos trabalhos submetidos.
“Além de melhorar o entendimento dos estudantes nas disciplinas de exatas, como Matemática e Física, fica mais palpável para eles não ficarem somente na teoria. Mas não é só isso, conseguimos desenvolver neles outras habilidades como o trabalho em equipe. Porque para construir e programar, o aluno não consegue ter o mesmo desempenho sozinho. É melhor trabalhar em equipe. E aí eles acabam conseguindo lidar com as diferenças de um com o outro. Isso aí é o maior ganho, percebemos a evolução do aluno neste sentido”, destacam as coordenadoras do projeto.