Publicado em 06 nov 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Jovens do ensino médio criam atividades gamificadas e provam que aprender pode ser divertido durante FETEC-MS 2025
Os estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Alício Araújo, em Dourados, conquistaram o 1º lugar na categoria Pictec – Ciências Sociais Aplicadas e levaram muito mais que um troféu, alcançaram uma nova forma de enxergar a Matemática e o próprio futuro.
Foram três dias intensos na XV FETEC-MS 2025, realizada na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.
Sob orientação do professor Fábio Goulart de Matos, o grupo venceu com o projeto “Laboratório de Informática: Diagramação e Gamificação de Questões de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental no Moodle com habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) validadas pela ACA (Atividade de Acompanhamento da Aprendizagem)”.





A proposta nasceu de uma inquietação comum entre os estudantes no enfrentamento de dificuldades no aprendizado da Matemática tradicional. A solução foi usar a linguagem dos jogos para tornar o aprendizado mais envolvente.
Durante a feira, os jovens bolsistas do Pictec (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica), financiado pela Fundect-MS (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), viveram dias de intensa troca de experiências, apresentações e descobertas. “A feira é mágica, transborda ciência e superação”, disse Ana Júlia, uma das alunas.
O colega João Nelvo completou: “Foi uma gritaria só quando anunciaram nosso nome”.
Os alunos Marco Aurélio e Leonel Loureiro contaram que aumentava a vontade de seguir adiante a cada apresentação : “Os feedbacks nos motivaram muito. Agora é voltar para sala de aula, finalizar o projeto e seguir aprendendo.”
Para o professor Fábio, a conquista vai além da premiação. “Quando uma escola pública vence em um evento dessa magnitude, fica evidente que temos projetos impactantes para ocupam espaços que antes não eram nossos”, destacou.
O sucesso do grupo mostra como o incentivo à iniciação científica e ao uso criativo de tecnologias pode transformar o ensino e despertar o protagonismo dos estudantes.
A Secretaria de Estado de Educação apoia e estimula ações como essa, que conectam inovação e aprendizagem, fortalecendo o papel da escola pública como espaço de experimentação e descobertas para a escola do futuro.
Gilberto Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.



