Objetivo é estimular a adoção de bons hábitos alimentares, trabalhar o cultivo e todas as suas variáveis, além de promover o trabalho em equipe.
Campo Grande (MS) – Estudantes do projeto Avançado do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA), da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, em Dourados, realizaram trabalho multidisciplinar, para projeto de criação de uma horta.
De acordo com o professor orientador, da disciplina de ciências, Rodrigo, o cultivo de hortaliças visa proporcionar aos estudantes a realização de atividades multidisciplinares, bem como, permitir que ocorra integração dos conhecimentos teóricos com os práticos, “outro aspecto pertinente é a complementação da merenda escolar, que irá fazer uso dos temperos e hortaliças cultivadas nesta horta, que vale lembrar, é completamente orgânica e livre que agrotóxicos”, menciona professor.
Somado a iniciativa, conforme professor orientador, da disciplina de Geografia, Allisson, o projeto tem como objetivo estimular a adoção de bons hábitos alimentares, trabalhar o processo de cultivo e todas as suas variáveis, além de promover o trabalho em equipe, “ para, além do plantio, os estudantes precisaram arar o solo, prepara o material de irrigação que envolveu canos de PVC e arames”, relata.
Na avaliação da diretora Odália Amaro Dorneles, o projeto não tem data de finalização e pretende deixar na escola um legado de autonomia na produção desse tipo de alimentos, visando a redução dos custos e melhora na alimentação dos estudantes, tudo sob a supervisão dos professores responsáveis que além de instruir durante todo o processo de implementação da horta.
O projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul (AJA) é destinado a estudantes entre 15 e 17 anos, com distorção de idade/escolaridade e que não concluíram o ensino fundamental, possibilitando o acesso ao sistema educacional e à complementação dos seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa.