Publicado em 04 dez 2025 • por Adersino Valensoela Gomes Junior •
Desempenho destaca potencial do Centro de Altas Habilidades da Educação Especial
A Educação transforma talentos em futuro, e incentivar o aprendizado de um segundo idioma tem sido essencial na preparação de jovens para oportunidades reais fora da escola.
É o que acontece com os estudantes atendidos pelo CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação) da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul.
O trabalho realizado pela equipe do Centro levou à conquista de oito medalhas na OBLI, a Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa, uma competição nacional que estimula leitura, escrita, escuta e oralidade em inglês.
Ouro

O aluno Miguel D’Amico Bezerra Sotolani, de Campo Grande, recebeu medalha de ouro.
Prata


As estudantes Miah Yassumoto Palácios e Marina Silveira Weber, também da capital, conquistaram medalhas de prata.
Bronze



• Humberto Everton Pauli Filho (Campo Grande)
• Heloisa Gordin Ribeiro (Dourados)
• Guilherme Amaral Vasconcelos (Fátima do Sul)
Menção Honrosa


Os irmãos Pedro Alves Bruzarosco e Felipe Alves Bruzarosco, de Dourados, receberam menção honrosa pelo notável desempenho na disputa.
Aprendizagem global e protagonismo infantil
Promover o desenvolvimento linguístico é um dos pilares da OBLI, que desafia alunos a explorar os aspectos práticos e comunicativos da língua inglesa para uma compreensão mais profunda das nuances culturais e sociais dos países onde o idioma é falado.
“Cada medalha representa a dedicação dos estudantes e destaca o potencial de todos os envolvidos numa competição nacional”, disse Eliane Morais, gerente pedagógica do CEAM/AHS.
O Centro é vinculado à Copesp (Coordenadoria de Educação Especial) e à Sudeb (Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica) de Mato Grosso do Sul.
Gilberto Junior, SED
Fotos: arquivo escolar