Campo Grande (MS) – O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) contará com a participação de seus estudantes na 2ª fase da 37ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP (OMU/2021), entre os dias 07 e 13 de junho.
A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) é realizada anualmente pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC) e é considerada hoje, uma importante ferramenta de estudo e aprendizado. Em 2020, contou com a participação de mais de 6,4 mil estudantes de escolas públicas e particulares de 19 Estados brasileiros. Neste ano, algumas mudanças estão sendo feitas, tendo como base o sucesso obtido em 2020. Uma competição em equipes e totalmente on-line, com o objetivo de facilitar a participação de estudantes de todo o Brasil durante a pandemia.
O objetivo é que os participantes discutam e busquem soluções conjuntas para os problemas matemáticos apresentados. Ao todo, a competição é dividida em três fases, todas on-line, exclusivamente pelo sistema da OMU. Cada fase terá uma semana de duração (de segunda a domingo). As provas são todas dissertativas e todas as respostas devem ser justificadas e escritas com zelo e capricho.
Para participar da OMU é preciso formar equipes com três estudantes do 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental ou todos os anos do Ensino Médio e um professor de Matemática.
O CEAM/AHS, contará com a participação de três equipes classificadas, para 2ª fase da 37ª Olimpíada de Matemática da UNICAMP, sendo elas: Equipe I Bibliotecários de Babel – Gabriel Nesta Soares Corrêa, da Escola Estadual Cândido Mariano, do Município de Aquidauana – MS, Hannyel Abner Chela, da Escola Estadual Presidente Vargas, do Município de Dourados – MS, João Nathan Alves de Andrade, da Escola Estadual Senador Fillinto Müller, do Município de Fátima do Sul – MS; Equipe II Diofanáticos – Jonas Rodas da Silva, da Escola Estadual Coração de Maria, Leonardo Paillo da Silva e Luiz Satoshi Yunomae Oikawa, Colégio Militar de Campo Grande, do Município de Campo Grande – MS e Equipe III CEAMTHLETS – Gabriel Fernandes Bueno, da Escola Estadual Vicente Pallotti, do Município de Fátima do Sul – MS, Hilary Avlis Chela, da Escola Estadual Presidente Vargas, do Município de Dourados – MS. Compostas por estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Matemática, orientados pela professora Elke Penha Benites.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane de Morais Fraulob, reitera que em nome do Centro, gostaria de manifestar sua gratidão à Universidade Unicamp pela organização dessa Olimpíada, com uma proposta original, objetivando o estímulo e desenvolvimento na busca de resolução de problemas lógico-matemáticos como ferramenta de estudo e aprendizado.