Estudantes do Ceam/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação) vinculado à Coesp/Suped (Coordenadoria de Educação Especial da Superintendência de Políticas Educacionais), conquistaram 9 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
Criada em 1998, a OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB e tem como objetivo difundir o conhecimento e promover o estudo da Astronomia no Brasil, além de popularizar a astronomia entre estudantes de 6 a 18 anos.
Os estudantes do Ceam/AHS conquistaram 9 medalhas, sendo 3 de ouro para: Miah Yassumoto Palacios de Campo Grande, José Fabiano Moré e Gustavo Rodrigues Falleiros de Dourados, 4 medalhas de prata para: Pedro Tadashi Bianco Ishikawa, Miguel Pergher de Oliveira, Cássio Queiroz Minozzo de Campo Grande e Gabriel Nesta Soares Corrêa de Aquidauana e 2 medalhas de bronze para: Arthur Pereira Vale e Rafael Vasconcelos Fernandes de Campo Grande. Os estudantes foram orientados pela Professora Gracy Kelly da Costa Oliveira do AEE – Atendimento Educacional Especializado de Robótica, sob coordenação pedagógica de Cynthia Garcia de Oliveira.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob parabeniza os medalhistas e afirma que “a participação dos estudantes na OBA fomenta o interesse e aprendizado da Astronomia, Astrofísica e Ciências afins, de forma cooperativa e lúdica”.