Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Webmail
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025

  • 03 jul 2025
  • Categorias:Aquidauana, destaque
  • Compartilhar:

Projeto “Clima de Ciência”, apresentado por alunos do Grupo de Meteorologia e Astronomia da Escola Estadual CEJAR, mostra como a tecnologia pode inovar o aprendizado em Ciências e Matemática

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, a Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro (CEJAR), localizada em Aquidauana, marcou presença no Pantanal TECH 2025 com uma iniciativa inovadora: o projeto “Clima de Ciência: A Estação Meteorológica como Ferramenta de Ensino e Pesquisa”, desenvolvido pelo Clube de Ciências da escola, por meio do GAM (Grupo de Meteorologia e Astronomia).

O projeto, que utiliza uma estação meteorológica portátil doada pela SED (Secretaria de Estado de Educação), tem impactado diretamente a forma como os conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática são abordados em sala de aula. Ao integrar teoria e prática, os alunos realizam experimentos, analisam dados reais e desenvolvem uma compreensão mais ampla e contextualizada dos fenômenos climáticos.

Entre as principais atividades realizadas pelos estudantes estão o monitoramento contínuo do microclima da escola, comparações com outras áreas da região, como zonas rurais e terrenos do Exército, e a elaboração de boletins meteorológicos próprios. O grupo também investiga fenômenos como o impacto da nebulosidade na radiação ultravioleta e realiza estimativas meteorológicas com base na pressão atmosférica, além de utilizar a variação dessa pressão para medir diferenças de altitude.

A participação no Pantanal TECH 2025 representou uma oportunidade única de compartilhar essas práticas com a comunidade científica, tecnológica e educativa de Mato Grosso do Sul. Os alunos não só apresentaram seus experimentos, como também trocaram experiências e inspiraram outros jovens a explorar o universo da pesquisa escolar.

A iniciativa evidencia o compromisso da Escola CEJAR em promover uma educação voltada para a ciência, a tecnologia e a inovação. Ao incentivar projetos como o “Clima de Ciência”, a escola fortalece o protagonismo juvenil e a formação de estudantes mais críticos, curiosos e preparados para compreender e intervir na realidade de forma responsável e criativa.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: Arquivo escolar




Últimas Notícias

  • Estudantes do CEJAR utilizam estação meteorológica para transformar o ensino e são destaque no Pantanal TECH 2025
  • Cultura indígena inspira aula de arte com argila na EE Afonso Francisco Xavier Trannin em Três Lagoas
  • EE Professora Delmira Ramos dos Santos promove projeto “Parada da Leitura”  
  • Estudantes da EE Maria Leite exploram práticas sustentáveis em visita à mina Santa Cruz
  • Estudantes com Altas Habilidades se destacam na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa
  • Estudante de Amambai conquista medalha de ouro na OBMEP
  • Gabarito em Braille impulsiona acessibilidade no simulado da EE Maria Leite
  • Atletas da EE João Carlos Flores são podium na etapa Centro-Norte dos Jogos Escolares  
  • Jornal “A Hortinha”, com base em vivência prática na horta escolar, é lançado na EE Weimar Torres  
  • Unidades da REE de Dourados e Corumbá medem a circunferência da Terra em experimento conjunto
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

AVALIE NOSSO SITE

View Results

Carregando ... Carregando ...

COMO PODEMOS MELHORAR?

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital