Apresentaram encerramento da primeira fase do projeto-piloto denominado “Conectividade Inteligente no Agro”, realizado em parceria com a universidade.
Os estudantes do 2º ano do ensino médio do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, de Campo Grande, acompanhados pela direção escolar e alguns professores, viajaram, no dia 22 de agosto, a convite da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) – campus de Nova Andradina.
Os estudantes foram convidados para que realizassem a apresentação de encerramento da primeira fase do projeto-piloto denominado “Conectividade Inteligente no Agro”, realizado em parceria com a UFMS.
A proposta do projeto tem como objetivo transformar a agricultura com uma rede sem fio abrangente, conectando máquinas, sensores e equipamentos em tempo real. Neste contexto, que os nossos estudantes, juntamente com os acadêmicos do curso de Engenharia da Produção e do curso de Administração da UFMS, participaram da etapa/fase do projeto de extensão que teve início no ano de 2023, sob a coordenação professora doutora Gislayne da Silva Goulart (Laboratório de Inovação, Gestão Estratégica e Marketing da UFMS – LIGEM/LAB/UFMS), em Nova Andradina.
“Nossos estudantes se integraram a este projeto, por meio do Itinerário Formativo “Informática para a Internet” e juntamente com os professores responsáveis tiveram a oportunidade de vivenciar este grande aprendizado e experiência”, menciona diretor Alisson Thiers Nunes dos Santos.
Viagem
A viagem teve seu início no período da manhã, utilizando como meio de transporte o ônibus disponibilizado pelos anfitriões (UFMS). Chegando ao destino, por volta das 12h, foram recebidos com almoço preparado pelas merendeiras da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza.
Às 13h30, partiram para a sede do campus da UFMS local, onde o grupo foi conduzido até o auditório e recebido pela direção daquela instituição, coordenadores dos cursos envolvidos e alguns estudantes universitários. Foi iniciada, então, a tarde de trabalhos, com algumas das experiências vivenciadas em cada curso envolvido, direta ou indiretamente com as ações.
No auditório houveram apresentações feitas pelos estudantes, que trataram sobre cada etapa e resultados alcançados, seguida de uma apresentação da parte prática do projeto em ambiente externo (espaço de integração e convivência da instituição), que se estendeu por todo período vespertino.
“Retornamos gratos pela experiência e acolhida dos nossos anfitriões e com o desejo de que o CEPEF, juntamente com seus estudantes e professores tenham novas oportunidades de participarem de mais projetos como este, por meio de parcerias tão valiosas como as aqui relatadas”, enfatiza diretor.
“É de fundamental importância, agradecer o apoio da SED (Secretaria de Estado de Educação), que por meio da COEP (Coordenadoria de Educação Profissional) contribuiu para a realização da viagem, garantindo assim o fortalecimento do desenvolvimento de educação empreendedora (Resolução CNE/CEB n. 3/2018, art.12, § 2º), no âmbito de escolas do Estado do Mato Grosso do Sul”, finaliza diretor Alisson.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.