O uso de mídias na metodologia foi utilizado como estratégia para aproximar os estudantes com o ensino da História, e evidenciar as problemáticas sociais como processos históricos.
Nesta perspectiva, a profª Melina Pinotti, da Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza, de Nova Andradina, orientou estudantes do 2º ano do Ensino Médio na elaboração de “memes” que denunciassem a desigualdade no Brasil, provida das diferenças sociais, raciais, étnicas e de gênero.
A partir do conteúdo da Revolução Francesa que teve como lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, a professora orientou estudos que relacionaram a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789 com a “Constituição da República Federativa do Brasil”, de 1988, tendo como objetivo problematizar os ideais de igualdade previstos em ambos os documentos e denunciar os aspectos que nos tornam “desiguais, porque diferentes”.
Para a professora: “o ensino de História deve atuar na relação entre passado e presente, e a partir das problematizações dos processos históricos, possibilitar ao estudante a compreensão das continuidades e das rupturas históricas”.
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Publicado por: tmotta@fazenda.ms