A unidade escolar procura desenvolver projetos que envolvam a comunidade de estudantes, em busca de momentos inovadores, na ocasião foi realizado diálogo sobre projetos futuros em parceria com a coordenadoria de estrangeiros.
A direção da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada no Jardim Água Boa, no município de Dourados, realizou na última quarta-feira (22), acolhida intitulada “café com os estrangeiros”, com a participação dos estudantes estrangeiros que estão matriculados na unidade escolar.
A coordenação de práticas inovadoras e a coordenação pedagógica notou que os estudantes precisavam ser acolhidos, “visto que esse ano letivo recebemos alunos Haitianos, pois até o ano letivo de 2022 a escola contava apenas com alunos venezuelanos. Em 2023 contamos com mais de 40 estudantes oriundos de outros países”, enfatiza gestor Pascoalino Cornélia Angélico.
Educação socioemocional
De acordo com a coordenadora de práticas inovadoras Vitória Nazareth da Silva, durante as aulas perceberam que os alunos estão com dificuldades de comunicação devido ao idioma, “nesse sentido, a educação socioemocional refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e tomada de decisão responsável. E para que seja trabalhada no contexto escolar do aluno do século XXI, a BNCC aponta que esteja presente nos referenciais curriculares alinhados ao documento”, comenta.
O grupo de coordenadores preocupados com essa competência socioemocional, solicitaram apoio da CRE-5 (Coordenadoria Regional de Educação) nas pessoas da assistente social Alexandra Tatiane da Silva e psicóloga Eliane Aparecida de Vargas Jagmin que prontamente atenderam a solicitação e indicaram a Coordenadoria da Imigração da prefeitura de Dourados, por intermédio do responsável Jean Kenson Jolne, ele aceitou o convite para fazer parte desse momento de acolhida.

Coordenador da Imigração da prefeitura de Dourados Jean Kenson Jolne conversando com estutantes estrangeiros
Jean Kelson conversou em vários idiomas para que os estudantes compreendessem a importância do momento, ele ajudou os alunos que falam francês a se comunicar com os demais presentes, em um determinado momento a aluna estrangeira Gemima Duverne solicitou que ele traduzisse a fala dela “agradeço o acolhimento, agradeço o diretor Pascoalino e o coordenador pedagógico pelas acolhidas ao longo dos dias, é muito importante para nós”.
A unidade escolar procura desenvolver projetos que envolvam a comunidade de estudantes, em busca de momentos inovadores, na ocasião foi realizado diálogo sobre projetos futuros em parceria com a coordenadoria de estrangeiros.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.