Campo Grande (MS) – O início das aulas na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho (JGP), Escola da Autoria de Corumbá, começou com visitas especiais: quatro estudantes de Pernambuco que concluíram o ensino médio em escolas de tempo integral. A ação faz parte da acolhida e apresentação do programa, cujo principal foco é o protagonismo juvenil.
Na manhã de quinta-feira (15), os quatro estudantes pernambucanos deram as boas-vindas, auxiliaram na distribuição dos kits escolares e dialogaram com os pais, relatando a importância de família na vida do jovem e da parceria entre Família e Escola.
Débora França, 17 anos, estudante de Pernambuco, foi uma das protagonistas que participou deste momento relata: “Eu fiz parte da primeira escola de tempo integral em meu estado, o Ginásio Pernambucano. A Escola da Escolha, como chamamos, mudou minha vida, me fez aprender a sonhar. Eu tinha sonhos que eu pensava ser impossível realizar. A Escola da Autoria me ajudou a realizar muitos sonhos, um deles, o principal no momento, foi entrar num curso superior. Eu sou a segunda de minha família a entrar em uma Universidade. O primeiro foi meu irmão, hoje, eu curso engenharia mecânica. Meu planejamento é a conclusão de curso atual e posteriormente fazer pedagogia, para poder contribuir com a educação. Eu acredito que a educação pode transformar o mundo”, frisou a jovem.
De 15 a 18 de fevereiro, o grupo de Pernambuco realizou diversas oficinas estimulando planejamentos de vida, sonhos, proatividade e solidariedade com os estudantes do JGP. “O Protagonismo Juvenil é uma parte que estudamos na escola, sobre as escolhas de vida, ser uma pessoa autônoma, competente e solidária, logo, são essas questões que levamos para a vida e são essas questões que queremos dialogar com os alunos do JGP. Nosso papel aqui é agregar valores junto aos jovens protagonistas locais, buscamos uma troca mútua de conhecimentos. Por meio de dinâmicas, buscamos estimular o jovem a projetar seu futuro, a planejar os estudos, a vida, falar sobre os quatro pilares da educação, sobre os projetos de vida, queremos mostrar a eles que todo sonho, se bem projetado, é possível”, concluiu Débora.
A Diretora da Escola da Autoria de Corumbá, Rosângela Olarte, acompanhada de coordenadores, professores e membros da Coordenadoria Regional de Educação de Corumbá (CRE-3), receberam pais e estudantes neste momento de adaptação. Sob orientação da Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, foi realizado o primeiro encontro Família e Escola, com o intuito de apresentar as bases do Projeto, como valores, missão e visão, apresentação dos ambientes de aprendizagem, apresentação da equipe pedagógica e estimulo de três sentidos na família: ver, sentir e cuidar dos jovens.
Após a acolhida, diálogo e momentos de reflexão, a Escola, como momento de partilha, ofertou arroz carreteiro aos pais, estudantes e equipe escolar. Na oportunidade, os kits escolares e uniformes foram entregues aos pais.