Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
SED
Governo de MS
  • Home
  • Institucional
    • Gabinete da SED
    • Organograma SED
    • Missão, Visão e Valores
    • PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
    • Coordenadorias Regionais de Educação – CRE
    • Agenda do Secretário
  • Escolas
    • Eleição de Diretores
    • Avaliação e Índices Educacionais >
      • AIEMS
      • ENEM
      • IDEB
      • PISA
      • SAEB
      • SAEMS
      • SAIEMS
    • Relação de Escolas com Diretores
    • Escolas em Tempo Integral
    • Calendário Escolar
    • Censo Escolar
    • APM
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Publicações
    • Portal do Servidor
    • Legislação
    • Licitações para obras
    • Matrícula Digital
    • CI e Ofício Eletrônico
    • Imprensa Oficial
    • Conselho Estadual de Educação
    • Webmail (Novo)
    • Webmail (antigo)
  • Programas e Projetos
    • Estágio
    • MS Alfabetiza
    • PAP – Programa de Aprendizagem Profissional
    • PDDE
    • PEE – Sistema Prisional
    • Primeiro Passo
    • PNAE – Alimentação Escolar
    • Saúde Todo Dia
  • Concursos e +
    • Concurso Público
    • Processos Seletivos
    • Chamada Pública
  • Contato
    • Telefones e e-mails
    • LGPD
    • e-Ouv
    • Fale Conosco – Ouvidoria
‹ Voltar

Estudantes realizam relatório técnico sobre impactos climáticos na EE Professora Fausta Garcia Bueno

  • 16 set 2024
  • Categorias:Campo Grande
  • Compartilhar:

O projeto tem como objetivo a análise de dados climáticos e a proposição de soluções para melhorar o conforto térmico nas dependências da escola.

A Escola Estadual Professora Fausta Garcia Bueno, em Campo Grande, por intermédio do O Clube de Ciências e Pesquisa Tempestade, divulgou seu relatório técnico referente ao primeiro semestre de 2024, com referência ao panorama detalhado sobre o comportamento climático da microrregião escolar e as condições térmicas enfrentadas pela comunidade estudantil.

O projeto tem como objetivo a análise de dados climáticos e a proposição de soluções para melhorar o conforto térmico nas dependências da escola.

A pesquisa, coordenada pela professora Laís Rondis Nunes de Abreu e supervisionada por Matheus Martins de Araújo Irabi e Leonardo Gomes Dourado, conta com um grupo de estudantes composto por Maria Luísa Von Früauff, E. Gabriel Cordoba Delaterra Mendonsa, Caio Ethiene Alves de Oliveira, Kelvin Daniel Euphrasio Godoy, Náthaly Gomes de Souza, Klebson Michael Nascimento Alves, Karollainy Beatriz de Castro Almeida e Vanessa Espinosa Dos Santos Tiburtino.

Medições

Os estudantes, divididos entre os períodos matutino e vespertino dos 1º ano do ensino médio e do 9º ano do ensino fundamental, realizaram medições semanais em diversos pontos da escola, utilizando equipamentos avançados como termômetro industrial, anemômetro multifuncional, e uma estação meteorológica equipada com termômetro, higrômetro, barômetro e pluviômetro.

A análise inicial focava na mensuração de eventos extremos de precipitação, mas o estudo revelou um problema adicional significativo: o aumento acentuado das temperaturas nas paredes das salas 04, 05 e 10.


Essas paredes expostas à incidência solar direta por longas horas durante o dia resultam em um aumento drástico das temperaturas internas das salas. Este fenômeno compromete o conforto térmico dos alunos e, por consequência, pode impactar negativamente no desempenho escolar.

Recentemente, a equipe de pesquisa apresentou suas descobertas à coordenação pedagógica e à direção escolar, destacando a necessidade urgente de intervenções para melhorar as condições térmicas na escola. O relatório propõe a implementação de paredes verdes, instalação de pergolados e o plantio de árvores como estratégias para mitigar o calor.

Essas intervenções visam reduzir a temperatura ambiente e proporcionar um ambiente de aprendizado mais confortável, aumentando a eficácia educacional e o bem-estar dos estudantes.

Feiras de Ciências

Além disso, o projeto será apresentado nas feiras de ciência FETEC e FECINTEC nos próximos meses, oferecendo uma oportunidade para compartilhar os resultados e discutir as soluções propostas com um público mais amplo.

O Clube de Ciências e Pesquisa Tempestade faz parte das ações inovadoras desenvolvidas na escola, que buscam integrar o conhecimento científico e a prática acadêmica para resolver desafios reais enfrentados pela comunidade escolar.

“Este projeto é um exemplo do compromisso da EE Professora Fausta Garcia Bueno com a excelência acadêmica e o desenvolvimento de soluções sustentáveis e criativas para problemas locais. Nossa instituição é comprometida com a excelência acadêmica e o desenvolvimento de projetos inovadores que envolvem a comunidade escolar na busca por soluções para problemas locais”, enfatiza diretor Marcos Vinícius Garcia.

Para mais informações sobre o projeto e seus resultados, entre em contato com a unidade escolar ou acompanhe o progresso das atividades, por intermédio do Clube de Ciências e Pesquisa Tempestade. https://www.instagram.com/faustagarciabueno?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.




 

 

Últimas Notícias

  • Escola Estadual Tertulina Martins de Oliveira conquista destaque na 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul
  • Jovens sul-mato-grossenses levam protagonismo ambiental à etapa nacional da VI CNIJMA
  • Mostra Cultural em Dourados destaca culturas afro e indígena como caminhos para a liberdade
  • Estudantes da EE Professora Clarinda Mendes de Aquino exploram tecnologias do LABCRIE para produção de jornal escolar
  • Educação do Campo ganha força com parceria entre PIBID e Escola Tertulina Martins de Oliveira
  • Avaliações em larga escala terão início nesta segunda-feira em MS
  • Escola de Dourados celebra Dia das Crianças com gincana educativa e bolo gigante
  • Alunos do Cejar vencem Feciaq com pesquisa sobre abelhas solitárias e garantem vaga em feira nacional de ciência
  • Alunos do Projeto AJA promovem ações de sustentabilidade e empreendedorismo na Escola Estadual Maria Leite
  • Alunos com altas habilidades são destaque nacional em Olimpíada de Geopolítica
painel do aluno.
matrícula digital.
protocolo volta às aulas.
carteira digital de identidade estudantil.
projeto politico.
avaliação educacional.
censo escolar.
IDEB.
prestação de contas.
plano estadual de educação.
imprensa oficial.
fale conosco.
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

(67) 3318-2200 / 2229

Av. Poeta Manoel de Barros, Nº 1779
Bloco V - Parque dos Poderes
CEP 79.031-350
Campo Grande - MS

SISTEMAS DE OUVIDORIAS
LOCALIZAÇÃO

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital