Campo Grande (MS) – As escolas estaduais Bonifácio Camargo Gomes e Luis da Costa Falcão, de Bonito, inspiradas no encontro “Teia da Educação”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SED) em maio deste ano, realizaram neste sábado (19) a feira “Conexão de Saberes”, resultado da união das escolas em projetos organizados por áreas do conhecimento e expostos para divulgar o trabalho realizado ao longo de 2016, possibilitando a troca de experiência entre os professores e possibilitando novas experiências para os estudantes.
Os professores de Matemática, Ciências, Biologia, Física e Química trabalharam o universo dos estudantes com temas voltados para a iniciação científica. “Nossos estudantes estão mais dinâmicos e inquietos. Assim é necessário estruturar atividades lúdicas que auxiliem o processo de aprendizagem. O resultado foi maravilhoso, a conexão de alunos e professores das duas escolas pôde ser contemplada nos brilhantes trabalhos expostos durante a feira”, destacou a professora gerenciadora de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos da EE Bonifácio Camargo Gomes, Marizete Bispo.
Para fechar o evento, as escolas realizaram apresentações culturais de dança, música e teatro, levando aos visitantes a oportunidade de voltar à origem do universo e à evolução das espécies, desafiar as leis da gravidade e se encantar com as formas geométricas na dança do Tangran. “É a primeira vez que participo de um evento desse nível e nem de longe aprenderia, na teoria, o que aprendi em prática, como se fosse uma simples brincadeira. Foi muito legal falar sobre a gravidade o quanto somos ousados em desafiá-la”, explicou a estudante Barbara Garcia Almeida de Oliveira Francisco, do 8º ano do ensino médio.
De acordo com Wesley Ferraz, do 2º ano do ensino médio, eventos como esse demonstram a capacidade dos estudantes em superar obstáculos. “A forma em que você vai vencer é a sua determinação. Hoje foi bem maravilhoso, tenho muito a agradecer aos professores por nos proporcionarem momentos como este, que ficarão para sempre marcado em nossas vidas”, disse.
Teia da Educação
A formação da “teia da educação” começou em 2015, quando a Secretaria de Estado de Educação (SED) viajou pelo Estado com o encontro SED vai às Escolas, reunindo em 21 encontros mais de 22 mil profissionais da educação entre diretores, coordenadores, supervisores, secretários, professores, merendeiras e demais servidores das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
Em 2016, a SED circulou pelo Estado com a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da Secretaria em consonância aos anseios da comunidade escolar.