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Evento em Campo Grande reforça compromisso com a valorização da docência e a recomposição das aprendizagens no Ensino Médio

  • 24 abr 2025
  • Categorias:destaque, Fadeb
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Educação de MS se antecipa a desafios globais com políticas de valorização docente e fortalecimento da aprendizagem

Na manhã desta quarta-feira (23), a Unidade Universitária da UEMS em Campo Grande foi palco do evento “PRA-Tutoria e PIDEM: Incentivo à Docência no Ensino Médio”, que reuniu representantes das Instituições de Ensino Superior, profissionais da Rede Estadual de Ensino e autoridades da área educacional de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da FADEB (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica), em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação) e o CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul).

A diretora-presidente da FADEB, Maria Cecília Amendola da Motta, reforçou o papel da articulação entre as instituições de ensino superior e a rede estadual como caminho para transformações significativas na educação básica. “Esses projetos representam uma construção coletiva entre universidade e escola, entre teoria e prática. É por meio dessa colaboração que conseguimos impactar verdadeiramente a aprendizagem dos nossos alunos e fomentar o desejo pela carreira docente”, pontuou.

Ela também destacou:

“O PIDEM e o PRA-Tutoria são fundamentais porque atuam em duas frentes essenciais: o apoio pedagógico aos estudantes do Ensino Médio e o fortalecimento da formação de nossos futuros professores. Ao incentivar o protagonismo juvenil e o interesse pela docência, estamos investindo em um futuro mais justo, com educação de qualidade e professores mais preparados”.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, ressaltou a importância de ações como o PIDEM e o PRA-Tutoria não apenas para a realidade local, mas como resposta a um desafio global. “Estamos reafirmando um compromisso com o presente e o futuro da educação. O PRA-Tutoria e o PIDEM são estratégias que apostam no protagonismo dos nossos estudantes e no fortalecimento da formação docente, pilares essenciais para a melhoria da qualidade do ensino”, afirmou.

Ele também chamou a atenção para uma preocupação crescente: a escassez de professores em todo o mundo. “A educação global vive hoje um cenário preocupante, com a redução no número de jovens interessados na carreira docente. Precisamos agir agora para garantir que, no futuro, tenhamos profissionais vocacionados e preparados nas salas de aula. Ao estimular desde cedo o interesse pela docência, Mato Grosso do Sul se posiciona de forma estratégica e responsável diante desse desafio”, completou Hélio.

Entre os destaques da programação, duas assinaturas simbólicas selaram o comprometimento das instituições com os projetos: o Termo de Compromisso e Repactuação do Projeto PRA-Tutoria 2025, e o Termo de Compromisso do Projeto PIDEM, que incentiva a escolha pela docência no Ensino Médio.

Voltado a reitores, diretores escolares, professores e coordenadores pedagógicos, o evento reafirma o compromisso do Estado com políticas educacionais voltadas à equidade e à excelência na formação de estudantes e futuros educadores.

Presente no evento, o vice-governador Barbosinha destacou a importância dos dois novos programas educacionais lançados em parceria com a Secretaria de Educação. Em sua fala, ele ressaltou o papel dessas iniciativas no fortalecimento do ensino e no incentivo à formação de novos docentes:

“Acabamos de assinar, na UEMS, dois programas importantes com a Secretaria de Educação: o PIDEM, que incentiva alunos universitários a apoiarem estudantes do ensino médio, e o PRA-Tutoria, voltado à recomposição do aprendizado no Fundamental 2, com foco em português e matemática. Esses programas promovem a troca de experiências, melhoram o desempenho de alunos com dificuldades e despertam a vocação para a docência. Mato Grosso do Sul segue investindo na educação como o maior programa social de transformação”, finalizou.

Entenda os Projetos

O que é o PRA-Tutoria?

O Plano de Recomposição das Aprendizagens por Tutoria (PRA-Tutoria) é uma ação que visa apoiar a recuperação das aprendizagens em Matemática e Língua Portuguesa no Ensino Médio. A proposta é realizada por meio de tutoria e mentoria conduzidas por estudantes universitários, que atuam junto a alunos da Rede Estadual, oferecendo reforço e acompanhamento personalizado.

O que é o PIDEM?

O Projeto de Incentivo à Docência no Ensino Médio (PIDEM) tem como objetivo despertar o interesse de estudantes do Ensino Médio pela carreira docente. Através de vivências, mentorias e experiências práticas, os alunos são incentivados a considerar a profissão de professor como uma escolha de futuro, promovendo a valorização e o fortalecimento da identidade docente desde a escola básica.

Texto: Jackeline Oliveira, SED

Fotos: João Garrigó e Vangivaldo Miranda

Foto de capa:João Garrigó







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