O fórum foi um espaço estratégico de diálogo sobre a integração da cultura oceânica nas políticas públicas educacionais, com foco em promover o Currículo Azul na região Centro-Oeste.
A SED (Secretaria de Estado de Educação), juntamente com Bioparque Pantanal, organizaram, no dia 07 de maio, no auditório do Bioparque Pantanal, o Fórum da Cultura Oceânica: “O Currículo Azul na Região Centro-Oeste”, reforçando o compromisso do Estado com a promoção da Educação Ambiental nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino).
O evento, voltado ao fortalecimento da cultura oceânica e à preservação dos recursos hídricos, contou com a participação de representantes de diversos estados brasileiros, além de especialistas e educadores ambientais, de instituições das esferas estaduais e federais.
Ações para 2026
Durante o Fórum, a SED apresentou um panorama das ações desenvolvidas no âmbito da Educação Ambiental e anunciou as iniciativas que serão implementadas a partir de 2026. Entre as novidades, destacam-se o lançamento do Projeto “Escolas Azuis na REE/MS”, voltado ao estudo integrado das bacias hidrográficas de Mato Grosso do Sul e sua relação com os ecossistemas marinhos.
As ações previstas para 2026 incluem ainda a formação de professores em temáticas relacionadas à cultura oceânica, mudanças climáticas e gestão das águas, bem como a produção de materiais pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo de Referência do Estado e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Unidades da REE
O evento também foi palco para a apresentação de experiências exitosas de escolas da REE que vêm se destacando na promoção da Educação Ambiental com enfoque em recursos hídricos e preservação ambiental. As Escolas Estaduais Floriano Viegas Machado, Maria da Glória Muzzi e Antonia da Silveira Capilé compartilharam seus projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, com destaque para ações interdisciplinares, produção de modelos 3D, monitoramento de nascentes e campanhas de conscientização sobre o uso racional da água.
A participação no Fórum reafirma o papel da SED na construção de uma educação comprometida com a sustentabilidade e a formação de cidadãos conscientes do papel que desempenham na preservação dos recursos naturais. “A Secretaria segue empenhada em fortalecer parcerias, ampliar a formação continuada de seus profissionais e fomentar o protagonismo estudantil em práticas que impactem positivamente o meio ambiente”, finaliza Douglas Henrique Melo Alencar, gerente da unidade de Educação Ambiental da SED.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo.